Torne seu HD disponível na Internet via FTP

Através de um servidor FTP você pode ver, adicionar ou excluir diretórios e arquivos presentes no seu HD, de qualquer computador conectado à Internet.

ftp

Antes de começar

(1) Caso você seja totalmente leigo no assunto, talvez este Post não seja adequado para sua leitura.
(2) Veja também o Post “HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7“.

Problema

Dizem que a necessidade faz a busca. A minha idéia era centralizar meus arquivos em um HD em casa, de forma que pudesse estar acessível de qualquer lugar, sem necessidade de instalar algum software do lado cliente para este fim. O objetivo principal era evitar duplicidade de arquivos ou mesmo evitar sua ausência quando eu precisava tê-los, já que às vezes eu baixava alguns arquivos no trabalho e outras em casa.

Introdução

Se eu tivesse que resumir o título deste Post, então seria HD via FTP… Essa é a idéia! Você provavelmente poderia querer usar para o mesmo fim alguns softwares de acesso remoto como o Logmein ou Hamachi, mas não era bem isto que tinha em mente. Precisava de algo mais rápido e direto… porque não o escolher o “velho” FTP (file transfer protocol)? Para quem não conhece, FTP é um protocolo que opera justamente na transferência de arquivos.

Softwares

Existem vários aplicativos que se prestam a ser um servidor FTP. Eu testei apenas dois deles e ambos funcionaram a contento, além de serem gratuitos. São eles:

Ambos possuem configurações semelhantes, permitindo definir usuário e grupos, bem como tipos de permissões que estes terão sobre os diretórios e arquivos do seu HD. Neste Post irei me ater apenas a instalação utilizando o CesarFTP.

Instalação

Baixe o CesarFTP no site do desenvolvedor e instale-o em seu computador onde está o HD a ser compartilhado (ou manipulado, dependendo das permissões).

cesarftp1

Uma vez instalado, você basicamente terá que criar um usuário e definir o diretório (pasta) do seu HD que ficará disponível.

Criando usuário, definindo arquivos e permissões

Clique no menu Settings > Edite Users & Groups ou simplesmente clique no ícone de “boneco” na barra de ferramentas. Existem diversas possibilidades de configurações e recursos que você pode querer usar, incluindo criação de grupos, mas mostrarei somente o primordial para funcionar.

ftp2

(1) Clique no botão “Add User” para adicionar um usuário
(2) Digite o nome do usuário desejado (qualquer nome a seu gosto)
(3) Digite o nome de usuário utilizado no Login (opcional)
(4) Digite a senha para este usuário que será solicitada no Login (opcional)
(5) Clique no botão “File Access Rigths” para definir os diretórios/arquivos e respectivas permissões

ftp3

(6) Localize o diretórios/arquivos que você quer compartilhar e arraste-os para janela inferior
(7) Defina permissões que o atual usuário terá sobre os diretórios/arquivos

Finalizando, clique em “Close” (no topo da janela de diretórios/arquivos) e depois no botão “Ok” (na parte inferior da janela de usuários/grupos).

Acessando

A esta altura, seu servidor FTP já estará funcionando. Basta ir ao navegador e digitar ftp://127.0.0.1 e surgirá uma caixa de login solicitando usuário e senha. Uma vez autenticado, será exibida uma lista contendo os diretórios/arquivos que foram disponibilizados.

Claro, mas isto não teria finalidade para ficar acessível apenas localmente. Contudo, eu tive alguns problemas na hora de acessar meu HD externamente, utilizando outro computador e IP válido na Internet. Pois é, não foi tão simples quanto esperava. Tive então que realizar alguns procedimentos adicionais para fazer funcionar:

(1) Criar DNS para simular um IP fixo, já que o IP dinâmico é constantemente modificado
(2) Configuração no roteador para redirecionar o fluxo para computador onde estava rodando o FTP
(3) Mudar a porta padrão FTP de 21 para 2100 (ou outra), pois estava havendo bloqueio pela operadora ADSL
(4) Desabilitar SPI no roteador, visto que ocorria falhas e consequentemente bloqueios do fluxo de entrada
(5) Liberar a portas FTP 2100 (comandos) e 2101 (dados) no Firewall do windows

DNS

Todo dispositivo conectado a Internet recebe um IP válido e único. Como não existe IP para todo mundo, recebemos um IP qualquer disponível e diferente cada vez que nos conectamos. A não ser que você tenha pago para ter um IP fixo, certamente seu IP será dinâmico. No entanto, como vamos endereçar nosso computador com um IP que muda constantemente? Aí que entra o DNS (Domain Name Server), que grosseiramente nada mais é do que um nome que utilizamos no lugar do IP. Um exemplo de domínio seria “taylorlopes.com”.

A grande jogada é a seguinte: Você deve criar um domínio (nome) num servidor como DynDNS ou No-IP. Vou considerar a utilização do DynDNS, mas o No-IP funciona de forma semelhante. Crie uma conta no DynDNS e baixe e instale o aplicativo “Windows Update Client” (atualizador), que será responsável por atualizar nosso IP junto ao serviço de DNS (DynDNS) toda vez que nosso IP mudar. Com esse artifício, chamaremos nosso computador pelo domínio (nome) criado, não importando o IP que esteja sendo utilizado. Qualquer dúvida sobre como criar um domínio Free no DynDNS, busque mais no Google.

Roteador

Caso tenha um roteador intermediando a Internet e sua rede local, então torna-se necessário redirecionar o fluxo de entrada para o computador onde está rodando o servidor FTP (onde está seu HD).

No meu caso, tenho um D-Link DIR-615. Uma forma de redirecionar o fluxo é através da opção “Virtual Server” ou “Port Forwarding”. O que você tem a fazer é dizer qual a porta e qual o IP de rede (local) do seu computador onde roda o servidor FTP.

ftp4

ATENÇÃO!
Por algum tipo de bloqueio na porta do FTP (21), provavelmente ocasionado pela minha operadora ADSL (BrasilTelecom/Oi), tive que mudar o número da porta padrão. Troquei de 21 para 2100. Você pode checar se as portas estão abertas com sucesso no seu domínio ou IP válido através do site T1 Shopper.

Você deve alterar esta porta também no seu Servidor FTP (e não apenas no Roteador), clicando no menu Settings > Edite Server Options, conforme demonstrado:

ftp5

Vou me antecipar aos problemas com o firewall do Windows e esclarecer alguns pontos. Numa conexão normal, dita como “Ativa“, o FTP usa a porta padrão, que é a 21. No entanto, por esta porta 21 trafega apenas comandos. Na realidade o fluxo de dados se dá pela porta 20. O problema neste tipo de conexão é que o cliente é quem indica o número da porta de dados que abriu para receber os pacotes, obrigando o administrador do servidor FTP a deixar todas as portas do seu firewall abertas para evitar possíveis bloqueios.

Já numa conexão “Passiva“, é o servidor quem informa ao cliente por qual de suas portas TCP os dados serão enviados. Uma vez que as portas usadas na transferência de dados são definidas pelo servidor, pode-se também definir, no firewall (ou roteador), que apenas essas portas poderão ser acessadas de fora da rede. Deste modo, as tentativas de ataque restringem-se a um limite especificado pelo número de portas referentes ao serviço de FTP. Saiba mais sobre isto clicando aqui.

Dito tudo isto, entendo que seja necessário mudar no Servidor FTP (CesarFTP) a porta da conexão Passiva para 2101 ou outra qualquer. Clique no menu Settings > Edite Server Options > Ip Configuration e mude as opções de “Passive Port Range”, conforme figura abaixo. Note que você pode definir um intervalo (Range), porém, se fizer isto, terá que liberar cada uma dessas portas no Firewall do Windows.

ftp8

Firewall

Por fim, você precisará abrir as portas utilizadas pelo servidor FTP no firewall do Windows, ecessível no menu Iniciar > Painel de Controle > Firewall do Windows, na aba “Exceções”. Clique no botão “Adicionar Porta” e crie as entradas com suas respectivas portas:
FTP -> 2100
FTP_DADOS -> 2101

* Observação: Aproveite e confirme se o seu aplicativo de servidor FTP está também liberado no Firewall, no nosso caso, o CesarFTP.

ftp9

ftp10

SPI

No meu roteador havia uma opção chamada SPI (Stateful Packet Inspection) que precisei desabilitar. O SPI é uma tecnologia que inspeciona os pacotes de informações recebidos antes de permitir que eles entrem na rede.

Erros

Até que eu chegasse a configuração descrita neste Post, foram várias tentativas e obtive alguns erros exibidos no Log do servidor FTP (No Filezilla é melhor visualizado), dentre eles:
– 550 File not found
– 250 CWD successful
– 425 Can’t open data connection

Acesso

Finalmente, feita as configurações, já é possível acessar de qualquer computador ligado a Internet o nosso servidor FTP. Na verdade você pode acessar de várias formas, dentre elas:
(1) Navegador
(2) Windows Explorer
(3) Aplicativo Cliente FTP

Pelo navegador basta digitar seu domínio (aquele que criou no DynDNS ou No-IP) ou o IP válido na qual você está conectado à Internet. Ex: ftp://meunome.sytes.net:2100. Com um clique você poderá baixar seu arquivo! Através do navegador não é possível criar ou excluir diretórios/arquivos.

ftp6

Pelo Windows Explorer começa a ficar mais interessante, pois você além de visualizar e baixar um arquivo, é possível criar e excluir diretório/arquivo, inclusive arrastando e soltando, como habitualmente você já está acostumado fazer. Ou seja, manipulação total, como se estivesse no seu computador. Lembro que para criar, alterar ou excluir um diretório/arquivo você deverá, antes, ter criado um usuário com tais permissões.

Abra o Windows Explorer e digite na barra de endereço o seu domínio (aquele que criou no DynDNS ou No-IP) ou o IP válido na qual você está conectado à Internet. Ex: ftp://meunome.sytes.net:2100, veja:

ftp7

Por qualquer aplicativo de cliente FTP você terá talvez até mais recursos, pois estes softwares são específicos para este fim, no entanto, note que para este caso você precisará instalar o aplicativo. Você pode encontrar inúmeros clientes FTP gratuitos para downloads, inclusive o FileZilla.

É isso… boa sorte!

Total de acessos: 141633

94 comentários sobre “Torne seu HD disponível na Internet via FTP

    • Marcos disse:

      Pessoal tive muitos problemas mesmo seguindo o tutorial que por sinal muito bom parabéns ao autor.

      Seguinte o meu não conectava externo nem a pau. Uso NO-IP

      Fiz o seguinte deixei a porta 3221 para conexão e para modo passivo deixei 45000 a 46000

      e no modo passivo no campo USE THE FOLLOWING IP coloquei o meu dns do no-ip.

  1. Edinaldo disse:

    Fiz as configuraçoes como estão acima, mas quando tento acessar o ftp via browser aparece uma tela sem conteúdo, apesar de ter incluído uma pasta de teste para ser compartilhada no cesarFTP como nas figuras abaixo:

    [IMG]http://i302.photobucket.com/albums/nn88/ed_macgyver/tela_ftp.jpg[/IMG]

    [IMG]http://i302.photobucket.com/albums/nn88/ed_macgyver/tela_servidor.jpg[/IMG]

    Já pelo windows explorer eu consigo acessar.
    qual será o problema que está ocorrendo?

    Obrigado pelo post, este é o melhor e mais bem explicado que encontrei até o momento.

    • Oi, eu não tive esse problema… também usei o Firefox. Sugiro dar uma conferida no intervalo de portas de dados (passivo), pois já vi casos do CesarFTP mudá-las por conta própria (Veja no menu Settings > Edite Server Options > Ip Configuration e observe as opções de “Passive Port Range”).

      Fora isso, talvez seja interessante você refazer o teste com outro diretório (pasta), dando as devidas permissões, inclusive, checando se a questão de compartilhamento e segurança (botão direito sobre a pasta a ser compartilhada) pode ter alguma influência… qualquer solução, favor postar. Grato!

      • leojane de jesus disse:

        amigo eu só na entendir a parte do roteador; pois o meu é um notbook e a coneção com a internet é via radio modo usb
        nao entendo muito disso mas fiz os outros passos direitinho como entao resolver o problema do roteador
        o que faço me der uma força. gostei muikto da sua explicação. leojane de jesus

      • Como você sabe, o roteador faz a ligação entre duas redes, possibilitando que elas se comuniquem. O que acontece normalmente, é que os usuários usam o roteador para ligar seus computadores em casa (rede doméstica) com a Internet (rede mundial).

        Na prática é o seguinte:
        Sinal de Internet —> Modem ADSL —> (IP válido) Roteador (IP frio) —> Computador(es)

        (1) a operadora ADSL libera o sinal de Internet pelo meio contratado (linha telefônica, fibra optica, satélite);
        (2) o modem ADSL estabelece conexão (autenticação) e recebe um único IP dinâmico e válido na Internet.
        Aqui entra uma questão:
        se cada computador da nossa rede residencial deve ter um IP único, que o identificará na rede e,
        se recebemos da operadora apenas um IP válido para entrar na rede mundial,
        então, como será possível resolver este impasse?
        É aqui que entra o roteador. Além de interligar redes diferentes (Ex: Internet e Residencial),
        o roteador faz com que cada computador receba um IP frio – DHCP – (não válido na internet), sendo que
        quando uma requisição sai para a Internet, o IP válido então é compartilhado e utilizado por todos – NAT.
        (3) o roteador intermedia a comunicação da rede Internet (IP válido) e a rede doméstica (IP frio);
        (4) para acessar um serviço (como FTP) na sua rede através da Internet, basta que seu roteador esteja
        configurado para vincular uma porta (21) a um computador onde está rodando o serviço.

        No seu caso, acredito que seu provedor rádio é quem faz o roteamento. Ou seja, você e todos os clientes do provedor recebem um IP frio e quando acessam a Internet compartilham o mesmo IP válido. Sendo assim, você não tem gerência para fazer um redirecinamento (FORWARD) de modo que um serviço FTP possa ser designado para seu computador.

        Experimente verificar se o IP que vem para você é válido ou não, basta digitar no prompt MS-DOS: ipconfig e teste nesse site http://whatismyipaddress.com/. No campo ao lado do botão “Addtional IP Details” você insere o IP que apareceu no MS-DOS. Se der uma mensagem como “This is a private IP address and cannot be traced.”, provavelmente seu IP não seja válido.

        Sugiro também dar uma olhada no comentário http://taylorlopes.com/?p=1021#comment-1686.

        Falou, boa sorte!

      • Oi Renato, você por aqui? :) O computador em que está rodando serviço FTP precisa ficar ligado SEMPRE, caso contrário, suas pastas e arquivos compartilhados ficarão inacessíveis quanto tentar se conectar. Uma vez que o FTP esteja ligado, poderá ser acessado de qualquer outro computador ligado a sua rede ou internet, de qualquer lugar do mundo, claro, respeitando as permissões configuradas (usuário/senha). Falouuu…

  2. Humberto disse:

    Comigo funcionou perfeitamente pelo Browser, só que pelo Windows Explorer recebo o erro

    “Erro ao abrir esta pasta no Servidor http://FTP.Certifique-se que vc tem permissão para acessar a pasta.

    Detalhes:
    200 Type sucessifuly set
    227Entering passiv mode 192, 168, 0, 121, 8, 74″

    O que pode ser ?

    configurei a porta para 2121 e a passiva pra 2122

  3. Humberto disse:

    Comigo foi o inverso, funcionou perfeitamente no Browser, mas no Windows Explorer eu recebo erro.

    200
    227

    O que pode ser ?
    Internamente funciona normal, então posso concluir que seja algo no roteador. Usei a porta 2121 para o ftp e 2122 para a porta passiva. Liberei essas 2 portas no roteador do servidor inclusive. No meu roteador liberei essas portas tb, embora mesmo sem liberar ja apresentava esse resultado.

    • Se funciona pelo browser, deveria funcionar pelo Explorer… neste caso não acredito que seja o roteador. O que você deve observar é que pelo Explorer a chamada na barra de endereço deve ser feito algo assim: ftp://seudominio.sytes.net:2121 (Não esqueça da porta). Eu testei no XP e no Windows 7 e funciona normal… qualquer coisa, avisa! Falouuu, t+

  4. Gilvan disse:

    Amigo, fiz do mesmo geito conforme sua explicação, mais não deu certo, se possivel deixe um contato seu para que posso nos ajudar, desde ja te agradeço.

  5. MN disse:

    Separando da mensagem…

    Funciona aqui. Eu abro o link (fiz no no-ip) e lista os arquivos e pastas, mas para outras pessoas não aparece de forma alguma. Diz que chegou no limite de tempo e o servidor não responde.

    • Bem, se funciona localmente fica claro que o problema está no acesso de fora (internet) para dentro (sua rede) e isto provavelmente deva ser algum detalhe de configuração do roteador ou firewall. Pode ainda ser algo relacionado ao seu DDNS (no-ip). Pra identificar o problema, comece vendo se você consegue pingar esse dns que criou no No-IP. Ex: Abra o MS-DOS (prompt) e digite: ping seudominio.sytes.net e veja se responde… não esqueça de desabilitar o SPI que comentei no artigo, falou… T+

  6. MN disse:

    Caro, Taylor.

    Esse SPI seria para quem tem roteador, não? Eu tenho conexão via rádio, não tem roteador, é um cabo que sai da antena e conecta direto na placa do PC. Eu fiz o teste do ping e obtive resposta para as 4 tentativas. E o problema está sim, no acesso de fora, de alguem com IP diferente. Você tem meu e-mail (está no formulário) se pudesse me ajudar por msn, agradeceria muito (mesmo que depois me bloquei rs).

    Abs

    • Oi, eu posso adicionar no MSN sem problemas, só que praticamente não estou usando devido a trabalhos e Pós que estou fazendo… e acho interessante registrar aqui pois pode ser dúvida de outros também. Sim, SPI se configura no roteador. Já tentou desabilitar seu Firewall?

      Pensando melhor, já que usa Internet via Rádio é bem provável que este problema seja relacionado ao IP. Acredito que seu servidor de Internet/Rádio compartilhe a conexão de forma que todos os clientes deste servidor via Rádio saem para Internet com o mesmo IP, ou seja, você não recebe um IP válido de Internet e fica fora da sua gerência fazer um NAT redirecionando o fluxo de um IP válido (Internet) para o seu IP frio (máquina). Faça o seguinte, veja qual IP da sua máquina (interno) que você recebe aí, digite no prompt MS-DOS: ipconfig e poste aqui seu IP, pra gente ver se á válido ou não. Veja também o IP que você está saindo para Internet acessando o site http://www.meuip.com.br/.

      Numa conexão de banda larga via operadora, a gente recebe sempre um IP válido na Internet (IP aleatório | Não fixo, a não ser quem contrata). Esse IP chega até o modem ADSL, que no meu caso faço um bridge (ponte) redirecionando o fluxo direto para meu roteador, que é inclusive quem faz a autenticação (pppoe). Então uma vez que o roteador assume esse IP válido, eu o configuro para redirecionar o fluxo externo (Internet) para uma máquina na minha rede interna, conforme a porta/serviço. Este procedimento se chama NAT (Network Address Translation).

      Por exemplo, suponha que o IP válido na Internet que o roteador recebe seja 189.30.67.223. Eu posso fazer um NAT no roteador dizendo que tudo que chegar na porta 21 (FTP) seja redirecionado para uma máquina na minha rede de IP 192.168.0.10 (Ip frio = não válido). O NAT você faz pela opção “Virtual Server” ou “Port Forwarding” que tem no roteador, veja a figura que tem acima nesse artigo na parte que trata de “roteador”. Feito isto, quando alguém de fora digitar pelo navegador ftp://189.30.67.223:21 (IP válido na Internet) o roteador vai encaminhar o fluxo externo do serviço de FTP (21) para a porta 21 da máquina interna 192.168.0.10.


      INTERNET < = (IP Válido) => MODEM ADSL < = (BRIDGE: IP Válido) => ROTEADOR < = (NAT: IP Frio) => MAQUINA

      No seu caso como é via Rádio, o que deve estar acontecendo é que o IP válido fica restrito ao servidor Rádio e este apenas compartilha a conexão de Internet e, claro, não faz nenhum NAT do serviço de FTP para sua máquina. Exemplo: suponha que você esteja saindo com IP válido na Internet, algo como 189.10.77.5. Como esse IP válido é do seu servidor via Rádio, quando alguém digitar ftp://189.10.77.5:21 ele não saberá que deve redirecionar para sua máquina, com IP frio, algo como 192.168.0.100 (não faz o NAT) e por isso ficará esperando até receber Timeout (limite de tempo).


      INTERNET < = (IP Válido) => SERVIDOR RÁDIO < = (NAT:? = Timeout) => MAQUINA

      Não sei se conseguiu entender esse monte de explicação… :) Em resumo, você precisaria ter gerência sobre um IP válido (Externo/Internet), seja dinâmico ou fixo, e assim fazer um NAT roteando o serviço FTP/Porta 21 para sua máquina (Interno). Mas como esse IP válido é controlado pelo servidor via Rádio, daí complica pois possivelmente ele faça bloqueio de algumas portas.

      Sinceramente pra resolver isso só se o suporte do seu servidor via Rádio fizer o NAT da porta 21 (ou 2100, ou qualquer outra que você escolher) pra sua máquina. Também já vi algumas soluções baseadas em Linux criando um tunelamento, como nesse Artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Acessando-computadores-remotos-protegidos-por-NAT-ou-firewall-com-tunel-SSH-reverso-direcionado-por-DNS-dinamico/ mas teria que testar. Para Windows teria que dar uma pesquisada, mas segue nesse raciocínio que é por aí… qualquer idéia por favor, Post aqui… boa sorte!

  7. Eduardo Albino disse:

    Caro, eu possuo um E3000 LinkSys e um HD de 2T da Western Digital, esse acesso remoto, não poderia ser feito direto sem a necessidade do computador !?, pois em casa uso só o roteador para acessar os arquivos que funciona perfeitamente, gostaria de poder acessá-los diretamente, bem como editar,salvar e poder apagá-los como estivesse em casa. Obrigado.

    • Para acessar um HD direto, sem uso do computador, só mesmo através de um data storage IP ligado ao seu roteador… daí tem como acessar seus dados remotamente (FTP), definindo níveis de acesso (usuário/senha), além de outros recursos interessantes. Apesar de que tenho um data storage de 4 TB no meu serviço, mas acho um pouco lento. Falou, t+.

  8. Jô Farias disse:

    Olá!
    Meu modem é o Dlink DSL 2640T, consegui, instalar tudo o Cesar FTP, o No-ip, configurei tudo, mas o acesso externo não consigo fazer. Internamente, o pc parece se comunicar, tanto no navegador quanto no windows explorer, externamente não tive sucesso ainda.
    Preciso de ajuda!

    • Opa, teria que identificar melhor onde está o problema. Assim fica muito vago, pois pode ser qualquer coisa. Comece vendo se internamente está mesmo funcionando digitando no seu navegador ftp://127.0.0.1. Isto deveria chamar a tela de autenticação. Veja também seu tipo de conexão com a Internet: Se for à Radio, daí fica mais complicado, pelos motivos já expostos nos comentários acima. Outro fator a observar é se você está roteando duas vezes, pois tem modem que já é roteador, ou seja, o sinal da internet ADSL chega no modem/roteador e depois vai para o roteador wireless. Neste caso, sugiro que configure seu modem/roteador (o que recebe primeiro o sinal de Internet) para trabalhar em modo bridge (ponte), desta forma o fluxo e o IP válido da Internet vai todo para seu roteador wireless, que é onde inclusive você deve configurar a autenticação com o seu provedor (BRTurbo, Oi, UOL, etc). E por fim, experimente usar o FileZilla pois tem um log que dá pra ver qual está sendo a falha. Falou, boa sorte!

  9. Augusto Lopes disse:

    na minha rede tenho dois computadores 192.168.1.100 e 192.168.1.200 o primeiro final 100 esta rodando o ftp com CesarFTP na porta 21 e 20 o segundo esta com o filezila na porta 2121, o final 100 esta funcionando normal, o segundo não consigo conectar o NAT esta criado para as portas descritas acima, acredito que o filezila necessite de mais uma porta a chamada passiva, mas como eu configuro ela ele so tem o serverport para o 2121, ele pega automatico passiva para 2122 ?

  10. dorke disse:

    caro amingo consegui acessar uma fez mas nao consegui mais da a seguinte mensagem: erro ao abrir esta pasta no servidor FTP. Certifique-se de q vc tem permissão para acessar a pasta. Detalhes: o tempo limite da operação foi atigido. uso oi velox modem intelbras GKM 1210q ja fiz de tudo e nada de funcionar novamente, meu sistema operacional é w7 ultimate… preciso com urgencia por favor é para atender clientes

  11. Bessa disse:

    Taylor, Bom Dia

    Em primeiro lugar parabéns pelo tópico.
    Fiz todo o procedimento, testei a porta 2100 e esta aberta, porém quando vou abrir o FTP minha pagina de internet não abre diz a pagina não pode ser aberta , porém quando mudo para 21 funcional mais não consigo acesso externo, sabes me dizer que posso ter feito de errado que acontece este erro ?

  12. Filipe Enrique de Paula disse:

    Cara legal pakas, mas isso eu já fazia, eu queria algo “sillent”, procurei no google e cai aqui, queria algo sillent para bisbliotar pc’s de amigos, talvez com um belo script que faça o filezilla rodar automaticamente em segundo plano com as configurações predefinidas eu consiga isso.

  13. Diego disse:

    Boa noite Taylor, se puder me ajudar…

    Após todas as configurações efetuadas, não consigo acessar o ftp da rede externa…

    O curioso é que o CesarFTP loga a conexão, mas não lista os diretórios… meu router é TP-Link TL-WR541G
    Testando as portas como indicou, a porta 2100 responde normalmente, porém a porta 2101 configurada no passive, não responde.

    Vale comentar que fiz um teste sem o router, e além de desabilitar o firewall, tive que alterar a porta 21 para 50 (no caso do teste), e funcionou tranquilamente na rede externa…

    Obrigado,

    Abs.,

    • Oi Diego, veja se não é problema com a configuração SPI do roteador ou então sugiro que configure seu modem/roteador ADSL (o que recebe primeiro o sinal de Internet) para trabalhar em modo bridge (ponte), desta forma o fluxo e o IP válido da Internet vai todo e direto para seu roteador (seja ele wireless ou não), que é onde inclusive você deverá configurar a autenticação pppoe com o seu provedor (BRTurbo, Oi, UOL, etc). E por fim, experimente usar o FileZilla pois tem um log que dá pra ver qual está sendo a falha… falou, T+

  14. marcelo disse:

    Bom o ftp funcionou normalmente em minha rede interna mas externamente nao deu, aparece a tela de login e senha mais assim que inserido aparece a mensagem: o Windows nao pode acessar a pasta, verifique se digitou o endereço certo..
    Será que esse bloqueio foi feito pelo meu provedor de acesso a internet? utilizo o velox banda larga.

  15. Mauricio disse:

    cara seguinte tenho internet via radio que sai somente um cabo de rede na outra extremidade a um router TP-link para min poder ligar meus 2 micros sem a nessecidade de usar ip fixo o problema é que eu não consigo acessar o ftp daqui poderia me ajudar?

    • Oi Mauricio, conforme você pode dar uma lida aí nos comentários acima, com Internet a radio é complicado, pois provavelmente você não receba da sua prestadora um IP válido de Internet… precisa mesmo que seja um FTP? Veja se não resolve para seu caso usar o Logmein ou Hamachi para acesso remoto. T+

  16. william disse:

    Oi, tipo eu tenho uma conexão com a internet por wireless, internet via radio, por um cabo…não tem roteador, como que configuro a porta nesse caso?
    A placa de rede minha é:
    D-Link AirPlus G DWL-G510 Wireless PCI Adapter(rev.C)

    Qualqur ajuda, Agradeço. Grato.

    Feliz Natal :D

    • Opa, muito já foi dito sobre o problema de instalar o servidor FTP utilizando internet a radio… normalmente esse tipo de sinal é compartilhado, de modo que você (sua máquina) não recebe um IP válido na internet, mas sim um IP frio (como se numa rede local). Daí não tem como acessar de fora (Internet), a não ser que teu provedor de Internet crie um redirecionamento (NAT) para sua máquina, mas isto é improvável que eles façam. Dê uma lida nos comentários acima que este assunto já foi discutido… abraços!

  17. batista disse:

    Cara, parabens pelo tuto!!! ajudou muito, sempre usei o ( apache + no-ip ), mas achei muito interessante essa parte via FTP que voce ( brigou varias vezes ) para deixa-lo redondo. Antes tambem tive varios problemas com meu router para liberar as portas para acessar ( remotamente ). Desculpa os erros de portugues ( acentos ) mas moro na russia, entao meu teclado eh RUS/ENG =)
    Uma pergunta: Teria como fazer um servidor FTP junto com meu servidor ( DOMINIO PRIMARIO ) no linux? juntando os dois SERVERS.
    No debian uso ( apache + no-ip ) com meus dados do HD EXTERNO 100% publicado e Juntar os meus arquivos do OUTRO hd externo ( windows ) via FTP?
    Ja tentei algumas vezes, mas nao fui muito longe… os servers se reconhecem o Debian acessa normal o hd externo do windows, mas ( vice versa nao funciona ). Ah, meu windows eh o Server 2008, estou pesando em fazer um DOWNGRADE e tentar com o 2003, o que voce aconselha? Abracao e desde ja parabens pelo Tuto.

    • Oi! Não cheguei a instalar o servidor FTP no windows server 2008, nem 2003; inclusive, teve um colega no Post http://taylorlopes.com/?p=1381 que comentou (31 de outubro de 2011 às 16:52) ter encontrado dificuldades em fazer funcionar nesse S.O., mas não deixou claro se o problema era realmente de configuração do filezilla ou da infraestrutura de rede (router, modem, etc). Montar um servidor FTP no linux é relativamente fácil e você encontra diversos tutoriais na Internet. Mas pelo visto seu problema não é este, e sim que precisa ter dois servidores FTP (windows server e linux) simultaneamente gerenciando seu HD externo. Bem, primeiro, esse HD deveria ser um “Storage IP”, para que o dispositivo fosse reconhecido em rede e não dependesse de estar conectado a uma máquina específica, de modo que tanto o windows quanto o linux tivesse acesso. E depois, se você vai ter dois servidores FTP na mesma rede, eles devem estar “escutando” em portas diferentes, até para que você possa configurar isto no seu roteador no momento de fazer o redirecionamento para o serviço (FTP) que se quer utilizar. Eu não compreendi bem a razão de ter dois servidores FTP rodando simultaneamente, mas em todo caso, inicialmente é isso que tenho a dizer.

  18. batista disse:

    Taylor, tudo tranquilo? amigo ja estava fazendo isso que voce citou acima ( porque ter dois servidores FTP’s, se apenas um pode dar conta do recado? ), mas como gosto de fucar nos sistemas ( nao se preocupe que nao eh de empresa eh particular mesmo ) rsrsrsrs, sempre fico tentando fazer um gambiarra quando o negocio complica que foi o caso desses servidores ai ( 2 ftp’s ) :S
    Ainda nao havia usado esse ( CesarFTP ), ele teria alguma pasta direta ( tipo o htdocs do apache )? segui seu tuto ai na parte de compartilhar as pasta e dar permissoes ( tudo 100% ), mas nao consegui alterar o conteudo ( apagar ou inserir algum arquivo ), so pelo FTP do DOS. Teria alguma forma mais pratica?
    Pergunta ( mais uma e *abusando ), to com uma maquina aqui core2duo, placa mae asus, placa de video ( sei que nao conta, mas eh de 1GB ), 3GB de memoria e HD 500GB, a maquina esta praticamente parada, voce recomenda fazer dela um servidor ( caseiro mesmo )? qual seria a melhor opcao para ela? ( qual sistema?, que tipo de servidor seria? ), so nao queria deixar ela ” morrer aqui “, aqui na Russia ate para fazer doacao o povo so aceita novo e com a nota ( garantia ) :S desculpa dizer mais um pais como esse ( com a situacao financeira ja bem derrubada ) deveria aceitar qualquer coisa rsrsrs. Valeu amigo abracao e aguardo um retorno.

    • Oi Batista! O FTP, através do CesarFTP, permite justamente você fazer todas operações com seus arquivos e pastas remotamente. Mas para isto, você deve usar obrigatoriamente o WINDOWS EXPLORER (não é internet explorer!) ou uma ferramenta de FTP Client. Experimente abrir o windows explorer e lá na barra de endereço digitar ftp://IPdoServerFTP:2100/ (ao invés do IP do servidor FTP, pode ser o domínio DDNS). Nisso irá abrir uma caixa pedindo o login que, após autenticado, vai exibir as pastas e arquivos como se estive trabalhando localmente no windows. É certeza que funciona, claro, desde que você tenha compartilhado a pasta pelo CesarFTP. Quanto a máquina que você tem, está jóia! Seria um desperdício não utilizá-la, até por que, é para uso doméstico. Dizer qual sistema seria o mais indicado é complicado, pois depende do grau de conhecimento ou disposição em aprender. Na minha humilde opinião, se for apenas para seu uso, não precisa ser necessariamente um SO voltado para servidor. Como sempre digo, eu não defendo tecnologias, apenas as uso para meus interesses. Portanto, um windows 7 já roda qualquer aplicação básica. Se o intuito é aprender, cai bem um Linux Debian Netinst. Valeu, boa sorte!

  19. batista disse:

    Taylor, tudo certo agora pelo ( windows explorer ) consegui fazer a transferencia dos arquivos sem problemas, valeu pela dica.
    Durante a semana vou escrevendo aqui algumas coisas e vou ligar essa maquina para fazer um servidor, provavelmente W7 ou Fedora15/16 Que uso bastante, entao fica mais facil para se fazer o Samba e as config’s. Amigo desde ja agradeco ai pela ajuda e com certeza devo te ( incomodar ) mais. Abracao.

  20. Batista disse:

    Grande Taylor, tudo tranquilo? nao pude fazer antes o outro server porque estava fazendo as provas de inverno, mas tudo bem, ja configurei ele e ficou assim: ” Slackware 13 + ProFTP + 1 HD Externo 1TB com duas particoes FAT32 + Apache ” o detalhe ficou o seguinte na rede interna funciona 100% mas quando tento fazer acesso externo ele nao acessa, ele reconhece o meu IP, pinga normal sem perdas mas nao consigo acesso externo. O Apache alterei a pasta /srv/htdocs e coloquei com o HD Externo /media/part1 /media/part2, no ProFTP criei o usuario batista ( que ja existia no Slack ), tentei tambem remover o User FTP para deixar anomymous e fazer o acesso externo, mas sem sucesso. Outra coisa eh preciso baixar o cliente do DYN para o Slack, ja que meu router tem essa opcao ( login, passwaord e dominio ) direto no DYN?
    Abracao.

    • Oi Batista, camarada, é preciso encontrar a raiz do problema. O fato de não acessar externamente pode ser por vários motivos, portanto:
      (1) Verifique se o IP do seu servidor FTP é válido. Se você NÃO usa roteador e seu servidor FTP está conectado diretamente a Internet, então seu servidor deverá obrigatoriamente pegar um IP válido (http://meuip.info/). Se você usa roteador, então terá que fazer o NAT (no roteador), indicando que o serviço de FTP solicitado na porta 2100 será direcionado para seu servidor FTP, que neste caso terá um IP de rede/local (não válido). Deixe seu adaptador de rede local, onde roda o servidor FTP, configurado com IP fixo, já que este IP precisa ser referenciado no roteador.
      (2) Verifique se as portas do FTP estão abertas. Quando se acessa de fora (internet) para dentro (rede local), e se existe um roteador intermediando, então o roteador precisa saber que tudo que chegar na porta 2100 e 2101 deverá ser encaminhado para seu servidor FTP. Neste caso então, você deverá vincular essas portas ao IP local do seu servidor FTP que, como disse, deve ser um IP fixo. Verifique se as portas estão abertas através deste site: http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/.
      (3) O comando PING deve responder sem falhas a três IPs. O IP localhost: 127.0.0.1; o IP do adaptador de rede local, que é o IP fixo, algo como 192.168.0.1; e ao IP válido na internet, algo como 200.75.34.223, veja o seu IP válido em http://meuip.info/. Porém, como o ip válido muda a cada conexão, então deve-se criar um DDNS (DynDNS ou No-IP). No seu caso, para checar se o atualizador DynDNS do seu roteador está funcionando, basta pingar o DNS criado, ago como ping batista.dyndns.org. Se pingar, não precisa de instalar o cliente atualizador do DynDNS. Falouuuu…

  21. Julio Cesar disse:

    Olá, Taylor! Parabéns pelo tutorial! Estou desesperadamente precisando de algo assim.
    Possuo um hd externo com arquivos importantíssimos, porém, em pastas de porta-arquivos, de um computador que já foi formatado. No entanto, como meu notebook é novo, não pretendo instalar nele o Linux, o que também funcionaria para extrair meus arquivos. Fazendo a configuração do seu post me detive na configuração do Firewall, pelo que o Windows 7 é diferente e não uso roteador. Se você puder me ajudar de alguma maneira eu agradeço de coração. É importante salientar que minha ‘net provêm de um modem + switch. Obrigado e um abraço!!!

    • Julio, dê uma olhada no post “HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7” (http://taylorlopes.com/index.php?p=1381), talvez seja mais adequado. Para ter certeza que seu modem não funciona como roteador, o IP da sua máquina (notebook) deve ser um IP válido idêntico ao que aparece em http://meuip.info/. Para ver o IP da sua máquina, digite o comando ipconfig no prompt MS-DOS (procure informações na internet). Portanto, se os IPs forem iguais (válidos), basta não fazer a configuração do artigo referente ao roteador (redirecionamento/NAT), pois sua máquina já estará “escutando” (aguardando conexões) direto na Internet . Caso o IP da sua máquina seja algo como 192.168.0.x ou 10.0.0.y, então é porque trata-se de IP frio (não válido) e normalmente é atribuído porque existe um roteador na sua rede sim; neste caso, vai ter que descobrir o IP do roteador (algo como 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 ou 10.0.0.1 ou 10.1.1.1 ou outro) para poder configurá-lo via navegador, conforme o artigo (redirecionar as portas). Falouuu!

  22. Igor disse:

    Boa tarde,
    segui o tutorial corretamente, configurei localmente o FTP e funcionou,
    qnd tento pela internet em uma outra rede ele pede o Login e Senha mas
    não entra dizendo que a página não foi encontrada, o estranho é que pede
    Login e Senha e só continua se digitarmos o Login e Senhas corretos, mas
    depois disso não entra mais.
    O problema acontece na internet, pois na intranet está funcionando perfeitamente.
    Oque devo fazer?

  23. Andre Sousa disse:

    Ola Taylor,
    Estou a meses tentando configurar o meu site FTP, já baixei o Firezila e agora estou com o CesarFTP, porem não estou conseguindo acesso externo, o interessante e que já criei um dominio no DNS, alasousa.dyndns-office.com, quando acesso por ele atraves da máquina onde esta instalado o FTP, eu consigo acessar as pastas, porem quando tendo de fora no trabalho por exemplo não consigo, já segui todas as instruções do seu tuto. ja leberei as portas 2100 e 2101 no roteador e no servidor, já conferi a validade do IP e a aberturas das portas no site sugerido. Mais por nada não consigo acesso externo, uso o modem da DLINK 500G-B e um roteador da TPLINK, minha internet é ADSL. voce pode me ajudar por favor com alguma dica e sua experiência
    Grato

  24. Karlos Bahia disse:

    Olá Taylor, boa noite , Parabéns pelo tutorial , o meu servidor FTP , está funcionando corretamente, exatamente como queria, remotamente, e, no Windows seven, depois de vários meses pesquisando na internet, tive a sorte de encontrar este maravilhoso trabalho , vai ajudar muita gente.

    Obrigado , Sucessos.

  25. Marcio disse:

    Taylor, parabéns pela explicação e paciência. Muito didático. Confesso que tive um pouco de dificuldade, estava a tempo buscando um explicação descente na internet. A sua me ajudou perfeitamente. Gostaria de saber se pelo FileZilla é possível a pessoa enviar arquivo para minha a pasta FTP da minha máquina(sem a pessoa instalar um programa de FTP na maquina dela também)? Se não, teria algum outro programa de FTP que poderia fazer isso?
    Grato.

    • Marcio, como disse no Artigo, uma das formas de acessar o FTP é pelo “Windows Explorer”, portanto, não precisa instalar nada. Dá uma olhada no final do Artigo, tem inclusive uma figura mostrando. Falou!

      • Marcio disse:

        Valeu, mais uma vez, falta de atenção minha. Porém agora que testei não funcionou )-;. Pelo browser funciona legal, mas pelo windows Explorer dá erro. Aparece o erro:
        “Erro ao abrir esta pasta no Servidor FTP. Certifique-se que vc tem permissão para acessar a pasta.

        Detalhes:
        200 Type set to A
        227 Entering passive mode (192, 168, 0, 102, 8, 53″

        OBS: eu liberei todas as permissões, o que será que é?
        Desde já, muito obrigado Taylos.

      • O erro não sei ao certo, mas tenho certeza que funciona, pois já montei dezenas de vezes esse servidor FTP, em máquinas distintas. Você poderia talvez ver no Post http://taylorlopes.com/?p=1381, ali na parte em que falo “Caso você pretenda fazer múltiplas conexões simultâneas (FTP), é recomendável aumentar o intervalo de portas do modo passivo, para algo tipo 2101-2301”. Teste também se localmente está funcionando; abra o Windows Explorer e digite algo como ftp://127.0.0.1:2100 (certifique-se que usou a porta 2100 para conexão FTP). Ah, tem um lance estranho que notei que ocorre quando a internet é provida pela GVT. Quando você está acessando de dentro da sua rede, use o IP local da maquina que roda como servidor FTP e não tente acessar com no-ip, dyndns ou IP de internet. Só use estes (no-ip, dyndns ou IP de internet) quando estiver de fora da sua rede, em outro lugar. Veja se seu roteador tem uma opção chamada SPI (Stateful Packet Inspection) e desabilite-a. Por fim, teste com firewall e o antivirus desligado, só para ter certeza que não tem nada sabotando, daí vai buscando levantar a causa do problema.

  26. lucas disse:

    faz bom tempo que vc posto isso mais se vc ver este comentário me ajuda to perdido aqui não consigo conectar FTP. To entrando pelo Filezilla e aparece seguinte erro

    Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas…
    Resposta: 220 CesarFTP 0.99g Server Welcome !
    Comando: USER Richardadm
    Resposta: 331 User login OK, waiting for password
    Comando: PASS **********
    Resposta: 230 User password OK, CesarFTP server ready
    Estado: O servidor não suporta caracteres que não sejam ASCII.
    Estado: Conectado
    Estado: Obtendo lista de pastas…
    Comando: PWD
    Resposta: 257 “/”
    Comando: TYPE I
    Resposta: 200 Type successfully set
    Comando: PASV
    Resposta: 227 Entering Passiv Mode (10,189,123,104,8,66)
    Estado: O servidor enviou uma resposta passiva com um endereço não roteável. Usando o endereço do servidor como alternativa.
    Comando: LIST
    Resposta: 150 Data connection created for directory listing
    Erro: A conexão excedeu limite de tempo
    Erro: Falha na obtenção da lista de pastas

  27. diogo disse:

    OLÁ AMIGO EU TO COM POBLEMA EM CONFIGURAR UM SERVIDOR FTP. JA USEI OS DOIS PROGAMAS CITADO NO TUTORIAL FIZ AS CONFIGURAÇOES DO JEITO QUE VC ENSINA MAS SÓ CONSIGO ACESA NA MINHA REDE FORA DA REDE AINDA NAO DEU CERTO, USO INTERNET VIA RADIO, MAS MEU IP E FIXO,CRIEI UM DOMINIO NO NO-IP MAS AINDA NAO DEU CERTO .. ALGUMA DICA..?

    • Olá Diogo. Com Internet a radio é provável que não funcione, devido aos motivos explicados no post e comentários. O fato de você ter um IP fixo não é relevante, e sim se você tem um IP válido. Por exemplo, você pode ter um IP fixo tipo 192.168.0.100 atribuído pela sua prestadora de Internet a radio, mas só que este IP é frio, ou seja, não é válido na Internet. Daí não vai funcionar. Falou!

  28. Charles disse:

    Muito obrigado.

    Foi bem fácil de fazer. Seguindo seus passos.

    Agora consigo acessar meu arquivos que estão no meu PC em casa através do meu Android aonde estiver, usado o recurso FTP do ES File Explorer.

    Brigaduuuu!

  29. Sidney disse:

    Ótimo Post!
    Veja se consegue me ajudar;
    Tenho um HD Externo WD Mycloud de 2TB e quero acessá-lo de forma remota.
    Porem só consigo acessar quado estou conectado na minha rede doméstica, mesmo com os aplicativos do fabricante no iPhone…

    • Manoel disse:

      Estou com a mesma dificuldade, Sidney. Entrei em contato com o suporte da WD e a resposta foi a seguinte:
      “Se o senhor esta tendo problemas para acessar ao seu My Cloud desde fora da rede, entre em contato com seu fornecesdor de internet e verifique que as portas 80 e 443 estejam habilitadas. Também, acesse ao Dashboard da unidade e em Configurações/Geral/Acesso à Nuvem esteja em Ativado. Caso ele esteja já ativado, então pode desativar e clicar em Utilitarios/Mantenimento do Dispositivo/Reiniciar uma vez a unidade tenha se reiniciado, o senhor clica novamente em Geral e ativa o Acesso à Nuvem.”
      Entrei em contato com meu provedor (NET) e disseram que, por questões de segurança, estas portas são permanentemente fechadas e só são abertas para IP fixos de empresas. Então, nada feito…
      E agora como contornar esse problema, sem comprometer a segurança?

  30. Marcelo disse:

    Olá boa noite, fiz de acordo com o tutorial, acesso local deu tudo certo e o acesso externo tambem deu certo pelo navegador, porem quando tento acessar via pasta da um erro informando que o modo passivo não esta ativo, poderia me ajudar.

  31. Amandio Centeno disse:

    Ola, estou tendo dificuldades para o acesso externo , tenho um modem tim zxdsl931 WII
    não me deixa acessar de fora o que devo fazer , vc ja configurou esse modem

  32. Amandio Centeno disse:

    Aproveitando a comunicação , estou tentando acessar servidor windows server 2008 r2
    Instalei filezzila server e desabilitei o firewall e o anti virus
    mais mesmo assim nao tenho acesso externo.

  33. Luan Ricardo disse:

    HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7 « Taylor Lopes :: Blog Pessoal :: Informática
    consegui fazer tudo,muito obrigado agora quero saber se tem problema se eu compartilhar arquivos para uns 50 computadores deferentes?

  34. daniel disse:

    Cara, há dias procurando essa informação. Vou testar, depois falo se deu certo.

    Mas desde ja parabenizo pelo tutor, está excelente, muito bem explicado.

  35. william disse:

    no meu caso, não tenho computador o meu hd esta ligado no roteador wdr4300 da tp-link pelo usb, como devo proceder para acessar remotamente (na rua) o hd?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *