Press F1 to Continue [Resolvido]

Caso seu computador insista em exibir mensagem tipo “Press F1 to Continue” toda vez que inicializa, confira este Post.

Introdução

BIOS (Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada/Saída) é um programa de computador pré-gravado em memória permanente num chip denominado ROM (Read-Only Memory ou Memória de Somente Leitura) que é executado por um computador quando ligado, responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar o sistema operacional.

Na memória ROM da placa-mãe existem mais dois programas chamados SETUP, usado para configurar alguns parâmetros do BIOS, e POST (Power On Self Test), que é uma seqüência de testes ao hardware do computador para verificar se o sistema se encontra em estado operacional.

Problema

Justamente neste testes do POST pode ocorrer alguma falha na checagem de alguns componentes de hardware e então uma mensagem relativa ao erro é exibida e em seguida surge a tal frase “Press F1 to Continue” (Presssione F1 para continuar).

O melhor a fazer para identificar o problema é observar qual a mensagem que aparece no monitor, logo acima da opção para teclar F1. Normalmente a mensagem já fala por si.

setup5

Solução

Sendo assim, este problema pode estar relacionado a diversos fatores. O mais comum diz respeito a bateria da placa mãe (Bios) descarregada, que deve ser substituída por uma nova. Pode ser também algo referente ao teclado ou mouse, neste caso certifique-se que estão corretamente conectados ou com problemas de mau contato no conector PS2. Falhas nas conexões e hardware de HD ou drives de disquetes também podem gerar este tipo de problema.

No entanto, vou enfatizar o caso envolvendo o driver de disquete, pois as vezes é o que menos percebemos. Bom, se você tem mesmo o driver de disquete (driver A ou floppy como também é conhecido) no seu micro, veja se não é problema com o cabo de energia que o alimenta ou mesmo alguma falha com o dispositivo. Agora, se você não possui o driver de disquete, você deve desabilitá-lo no Setup, colocando como “None” (Nenhum). Isto fará com que a mensagem “Press F1 to Continue” desapareça!.

Para entra no Setup, pressione a tecla Del ou F2 durante a inicialização. Na tela que irá surgir, procure pelo item que especifica seu driver de disquete, algo como “1.44/1.25 MB 3 1/2” e mude para “None” (Nenhum), conforme mostra a figura a seguir:

setup

Caso tenha tido o mesmo problema mas com outra solução, favor comentar. Boa sorte!

Total de acessos: 22555

18 comentários sobre “Press F1 to Continue [Resolvido]

  1. Luís C. Medeiros disse:

    Oi, muito obrigado, há tempos venho tentando encontrar uma maneira de resolver isso. Com essa dica passei a entender exatamente o motivo da mensagem e consequentemente como elimina-la.
    Obrigado novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *