HP Pavilion – XP não reconhece HD | Controladora Sata

Já aconteceu de em uma instalação do XP aparecer uma mensagem dizendo que o HD (Sata) não foi encontrado? Provavelmente seja falta dos drivers da controladora Sata!

Problema

Um dia desses peguei um Notebook HP Pavilion para reinstalar o Windows XP e ao fazer o boot com o CD de instalação, foi exibida a mensagem: “O programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalado no computador”. Veja alguma opções de como solucionar!

Em primeiro lugar eu estava certo que o HD existia :D e que ele estava funcionando. Portanto, o problema era mesmo com os drivers da controladora Sata do notebook. Neste caso sei que temos algumas opções para resolver, listadas adiante.

Solução

Opção 1
Desabilite o suporte Sata no Setup/BIOS. Isto pode variar conforme modelo, mas será algo como:
– INTEGRATED PERIPHERALS / IDE DEVICES CONFIGURATION / ONCHIP SATA
– MAIN / Sata Mode. Altere de AHCI (Advanced Host Controller Interface) para IDE (Integrated Drive Electronics)
Este procedimento será necessário para que o HD seja reconhecido e você consiga instalar o XP. Depois de tudo instalado, procure pelos drivers Sata junto ao site do fabricante, instale-os e volte a ativar o suporte a Sata no setup.

Opção 2
Procure no site do fabricante o driver da controladora Sata e coloque-o em um disquete. No início da instalação do XP, fique atento, pois várias opções serão exibidas na parte inferior esquerda da tela e quando aparecer a mensagem “Pressione F6 se quiser instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros…”, então tecle “F6” e indique o caminho do disquete, seguindo as instruções da tela. * Esta opção torna-se inviável uma vez que o driver de disquete está praticamente extinto.

Opção 3
Utilize o software NLite para fazer um CD de boot do XP com os drives da controladora Sata já integrado. De igual modo, você vai precisar obter os drivers junto ao site do Fabricante. Na Internet existem vários tutoriais ensinando a usar o NLite.

Opção 4
Adquira um CD de instalação do Windows XP SP3 que já venha com suporte a Sata. Talvez essa opção seja a mais prática.

Opção 5
Use o “Recovery” da HP, caso tenha esse recurso pré-instalado. Eu particularmente optei por esta forma, pois tive simplesmente que teclar “F11” na inicialização e pronto! Windows e drivers foram reinstalados. Otimizei a instalação padrão, pois vêm com alguns softwares irrelevantes e outros necessários instalar/atualizar.

A tempo
Numa formatação e instalação do Windows XP em um notebook CCE Info (linha WIN), ocorria um erro no momento de exibir as partições do HD, com a seguinte mensagem: “não há disco nesta unidade”. Pesquisando, achei uma orientação que resolveu o problema: Basta alterar a opção C3 Function para “Enabled”, disponível na guia Advanced do Setup. No Linux, mantenha esta opção em “Disabled”.

Total de acessos: 9578

Um comentário sobre “HP Pavilion – XP não reconhece HD | Controladora Sata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *