Acesso remoto com Hamachi e TightVNC

Neste post vamos ver uma alternativa ao LogMeIn, usando o Hamachi e TightVNC para acessar remotamente um computador.

Apresentação

Desde que o LogMeIn passou a ser pago, muita gente ficou sem alternativa para acessar o computador de casa ou do trabalho.

O LogMeIn realmente é util, e se você precisa dele frequentemente, pode ser uma boa opção pagar pelo serviço. Contudo, se você dificilmente precisa fazer um acesso remoto, talvez não compense o investimento.

A grande vantagem do LogMeIn é a facilidade de uso, uma vez que o acesso remoto funciona sem precisar ficar configurando firewall e roteador. Então, como conseguir o mesmo resultado sem pagar por isto?

Problema

O problema a ser resolvido basicamente diz respeito a como acessar remotamente um computador, sem necessidade de configurar firewall e roteador, de forma similar ao LogMeIn.

Solução

Na verdade vamos combinar duas soluções: VNC e VPN.

VNC
Bem, você pode tentar usar apenas um VNC (Virtual Network Computing), como o TightVNC, que é um protocolo para acessar interfaces gráficas remotas, mas neste caso vai precisar abrir portas no firewall e fazer redirecionamento no roteador para que a “coisa” funcione.

Além disto, usando só o VNC, vai ser preciso descobrir o IP do computador remoto (aquele que você quer acessar), e isso pode ser complicado se você estiver fora da sua rede (na Internet), pois o IP real (válido na Internet) geralmente muda de tempo em tempo (dinâmico).

Claro, esse problema do IP dinâmico você pode solucionar criando um DDNS, mas isto foge ao escopo deste post, até por que, eu já fiz uma abordagem sobre este assunto neste outro post, caso você tenha interesse: “Hospedagem de arquivos em nuvem com Banana PI e OwnCloud [Completo]“, busque por “Criar um DDNS”.

VPN
Para não precisar abrir portas no firewall e fazer redirecionamento no roteador, podemos criar uma VPN (virtual private network), ou seja, uma rede virtual privada entre dois ou mais computadores em pontos remotos (qualquer lugar na Internet), fazendo tudo funcionar como se fosse em uma rede local com IP fixo.

Ironicamente, para criar uma VPN (Virtual Private Network), iremos utilizar o Hamachi, que é um outro produto da LogMeIn e que pode ser usado gratuitamente para criar uma rede com até 5 computadores.

Passo a passo

1. Instalando a VPN

I – No computador que se pretende acessar (REMOTO):

(1) Crie uma conta LogMeIn: https://secure.logmein.com/.

(2) Faça o download do Hamachi:
https://secure.logmein.com/products/hamachi/download.aspx ou
http://www.baixaki.com.br/download/hamachi-.htm.

(3) Instale o Hamachi, dando 2 cliques no arquivo “hamachi.msi” baixado (ou outro). Siga a instalação padrão e faça o login com a conta do LogMeIn criada.

(4) Abra o Hamachi e “Crie uma nova rede”. Informe um nome único para identificar sua rede (ID da rede) e uma senha.

vpn1

II – No computador de onde se faz o acesso (LOCAL):

(1) Siga os passos de 1 a 3 do item “I” anterior, com a diferença que agora você não precisa mais criar a conta LogMeIn, apenas efetue o login quando solicitado.

(2) Clique em “Entrar em rede existente” e informe o ID da rede e a senha do computador remoto (aquele que você definiu no passo 4 anterior).

vpn2

PRONTO! Se tudo der certo, a partir de agora os dois computadores já estarão interligados. Note que o nome do computador remoto aparecerá listado e, ao lado, aparecerá o seu respectivo IP, algo como por exemplo 25.7.180.12. Esse IP será usado depois na VNC.

Agora precisamos criar o acesso remoto por meio de uma interface gráfica (VNC), conforme veremos adiante.

2. Instalando a VNC

I – No computador que se pretende acessar (REMOTO):

(1) Faça o download do TightVNC: http://www.tightvnc.com/download.php

(2) Instale o TightVNC, dando 2 cliques no arquivo “tightvnc-2.7.10-setup-64bit.exe” baixado (ou outro dependendo da versão). Antes de prosseguir, veja o item 3 (instalação customizada vs padrão). Em um dado momento, você precisará definir uma senha de acesso.

(3) Se seu interesse é apenas fazer com que este computador seja acessível por outros, ou seja, se você não pretende acessar um outro computador a partir deste, então, você pode desabilitar a instalação do TightVNC Viewer. Na dúvida, faça a instalação padrão (deixe ambos habilitados).

vnc3

II – No computador de onde se faz o acesso (LOCAL):

(1) Siga os passos de 1 e 2 do item “I” anterior.

(3) Se seu interesse é apenas fazer com que este computador acesse outros, ou seja, se você não pretende que outros computadores acessem este, então, você pode desabilitar a instalação do TightVNC Server. Na dúvida, faça a instalação padrão (deixe ambos habilitados).

vnc2

3. Testando a VNC

(1) No computador local, execute o TightVNC: utilize o atalho criado na sua Área de Trabalho (TightVNC Viewer)

(2) Coloque o mesmo IP que aparece no Hamachi no campo “Remote Host” do TightVNC e então clique em “Connect”.

vpn-vnc

Se tudo der certo, a janela do computador remoto aparecerá para você.
Boa sorte!

Total de acessos: 3407

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *