Dispositivo USB não foi reconhecido – Impressora [Resolvido]

Dispositivo USB não foi reconhecido - Impressora [Resolvido]
Vale a pena deixar registrado! Digo isto pois hoje duas impressoras multifuncionais da HP estavam com o mesmo problema: “Dispositivo USB não foi reconhecido“. Claro, a solução você encontra aqui!


usb

Problema
Cena do crime: Duas impressoras multifuncionais da HP com o mesmo problema: “Dispositivo USB não foi reconhecido“. Uma impressora nova e a outra já em uso aproximado de 2 anos.

De início pensei ser problema com o cabo USB da impressora. Comprei um novinho e nada! Depois, parti para (Re)instalar o driver, mas na hora de conectar o cabo USB da impressora, eis que novamente aparecia a mensagem “Dispositivo USB não foi reconhecido“, com aquele ícone de USB próximo ao relógio do windows (systray).

Achei também que pudesse ser problema energia/alimentação na porta USB, mas ao tentar instalar a impressora em outra porta USB e até mesmo em outro computador, o problema continuava.

usb3   usb2

Solução
A solução era simples e serviu para ambas impressoras. Na verdade esse Post é pra dizer o que todo mundo reluta em acreditar, mas acredite, tudo que fiz foi trocar o cabo USB das impressoras, mas não foi por qualquer cabo! Continue lendo…

O que me confundiu a chegar nesta solução logo de início foi que eu já tinha tentado trocar o cabo USB por um outro novinho comprado na loja. Só depois de tentar de tudo voltei a focar no cabo USB, desta vez testando com um cabo de uma outra impressora que estava funcionando e acabei descobrindo que de fato o problema era o cabo, já que o Windows passou a reconhecer a impressora. Bem, então aqui vai a dica mais importante: Não confie em um cabo (USB ou outro qualquer) mesmo que ele seja novo!

Talvez o seu problema seja semelhante, mas a solução não seja cabo USB… mas certifique-se disto, pois garanto que são ENORMES (90%) as chances do problema estar no cabo USB. Embora aí entre uma questão: O cabo USB estava com algum problema físico ou era apenas incompatível com a impressora? Bem, é possível que seja sim incompatibilidade, pois existem diferentes tipos de USB, conforme a própria HP postou e retransmito:

HP – Explicação da USB 2.0 | Fonte: HP – Ver na íntegra

A espeficicação USB 2.0 possui compatibilidade reversa total com as versões anteriores da especificação (USB 1.0 e 1.1) e incorpora a taxa máxima de transferência de dados de 480 Mb/s.

Ao combinar as três taxas de transferência em uma especificação, os periféricos que já funcionam com velocidades menores (1,5 Mb/s e 12 Mb/s) das especificações anteriores (1.0 e 1.1) foram projetados para serem totalmente compatíveis com outros produtos projetados para a especificação USB 2.0.

Todos os sistemas computadorizados compatíveis com a USB 2.0 (laptops, notebooks e desktops) devem suportar as três taxas de transferência: 1,5 Mb/s, 12 Mb/s e 480 Mb/s, periféricos são um pouco menos livres.
Os periféricos podem estar disponíveis com a taxa de transferência máxima de 480 Mb/s, a taxa mais lenta de 12 Mb/s e a taxa mínima de 1,5 Mb/s. Os periféricos que suportam a taxa de transferência máxima de 480 Mb/s são chamados de USB 2.0 High Speed e podem usar o logotipo High Speed mostrado abaixo.


usb_1
Figura 1: Símbolo USB Hi-Speed

Atualmente, a Imagem Digital HP oferece diversos scanners Scanjet compatíveis com a USB High Speed, incluindo os scanners HP Scanjet séries 4500c, 4600c, 5500c e 8200c.

Os periféricos que suportam a taxa de transferência mais lenta de 12 Mb/s podem usar o logotipo USB Certified mostrado abaixo e são, às vezes, chamados de dispositivos USB 2.0 Full-Speed.


usb_2
Figura 2: Símbolo USB

Isso pode causar alguma confusão, por causa da referência USB 2.0. É importante notar que esses dispositivos são totalmente compatíveis com a especificação USB 2.0 para periféricos de alta velocidade (12 Mb/s), o que é essencialmente o mesmo que a as especificações USB 1.0/1.1.

Todos os outros HP Scanjet, Câmeras digitais HP e Impressoras Photosmart HP conectadas via USB (no momento da publicação deste documento) seguem a especificação 12 Mb/s.

Finalmente, os periféricos USB que suportam a taxa mínima de 1,5 Mb/s, como teclados, mouses, joysticks são, às vezes, chamados de dispositivos USB Low-Speed.

Solução 1

Em resumo, o problema de “Dispositivo USB não foi reconhecido” é provavelmente causado por cabo USB de baixa velocidade (Full-Speed). Como solução, sugiro que você compre uma cabo USB, mas que seja “USB High Speed”.

Vale lembrar que esta solução também se aplica a scanner ou outros dispositivos, como HD externo.

Solução 2

Mas se não quiser se desfazer do seu cabo USB de baixa velocidade é possível usar um “artifício”. O funcionamento para instalar a impressora sem trocar o cabo USB, seria (digo “seria” pois não cheguei a testar):

(1) Acesse: Painel de controle > Sistemas > Gerenciador de dispositivo
(2) Dê duplo clique em controladores USB
(3) Clique com o botão direito em “Enhanced Host Controller” e “Desinstalar” (ou desativar)
ATENÇÃO: Não desinstale ou desative caso seu teclado ou mouse for USB (Neste caso, compre o cabo “USB High Speed” ou experimente desabilitar no setup o suporte a USB 2.0)
(4) Coloque o CD/Driver HP e comece a instalar. Quando for pedido para colocar o cabo USB, clique em instalar o dispositivo mais tarde. Avance até finalizar a instalação
(5) Depois de instalado, abra o CD de intalação novamente, e clique em instalar dispositivo
(6) Agora, coloque então o cabo USB, espere um pouco (2 a 3 minutos) e pronto!

Solução 3

Uma outra alternativa que pode ser testada é desabilitar direto no SETUP o suporte a USB 2.0, algo como mostrado na figura abaixo. Claro, isto tornará a transmissão de dados via USB um pouco mais lenta, mas fica aí a dica que veio do colega Alexandre, segundo ele funciona bem. Lembro que para entrar no SETUP, basta que na inicialização do computador – AO LIGAR – aperte sucessivamente a tecla DEL ou F2 (depende do computador).


biosusb

Boa sorte!

 

132 Comentários

  1. Filipe 8 de maio de 2014 at 10:52 #

    Muito obrigado pelo post amigo, me ajudou muito, você tem total razão quanto a questão dos cabos, o problema é que nos cabos não existe uma identificação correta, e nem uma documentação acessível da impressora mostrando com qual cabo ela é compatível ou não.

    Obrigado!

    Abraço!

Deixe uma resposta

Conecte com Facebook