Dispositivo USB não foi reconhecido – Impressora [Resolvido]

Dispositivo USB não foi reconhecido - Impressora [Resolvido]
Vale a pena deixar registrado! Digo isto pois hoje duas impressoras multifuncionais da HP estavam com o mesmo problema: “Dispositivo USB não foi reconhecido“. Claro, a solução você encontra aqui!


usb

Problema
Cena do crime: Duas impressoras multifuncionais da HP com o mesmo problema: “Dispositivo USB não foi reconhecido“. Uma impressora nova e a outra já em uso aproximado de 2 anos.

De início pensei ser problema com o cabo USB da impressora. Comprei um novinho e nada! Depois, parti para (Re)instalar o driver, mas na hora de conectar o cabo USB da impressora, eis que novamente aparecia a mensagem “Dispositivo USB não foi reconhecido“, com aquele ícone de USB próximo ao relógio do windows (systray).

Achei também que pudesse ser problema energia/alimentação na porta USB, mas ao tentar instalar a impressora em outra porta USB e até mesmo em outro computador, o problema continuava.

usb3   usb2

Solução
A solução era simples e serviu para ambas impressoras. Na verdade esse Post é pra dizer o que todo mundo reluta em acreditar, mas acredite, tudo que fiz foi trocar o cabo USB das impressoras, mas não foi por qualquer cabo! Continue lendo…

O que me confundiu a chegar nesta solução logo de início foi que eu já tinha tentado trocar o cabo USB por um outro novinho comprado na loja. Só depois de tentar de tudo voltei a focar no cabo USB, desta vez testando com um cabo de uma outra impressora que estava funcionando e acabei descobrindo que de fato o problema era o cabo, já que o Windows passou a reconhecer a impressora. Bem, então aqui vai a dica mais importante: Não confie em um cabo (USB ou outro qualquer) mesmo que ele seja novo!

Talvez o seu problema seja semelhante, mas a solução não seja cabo USB… mas certifique-se disto, pois garanto que são ENORMES (90%) as chances do problema estar no cabo USB. Embora aí entre uma questão: O cabo USB estava com algum problema físico ou era apenas incompatível com a impressora? Bem, é possível que seja sim incompatibilidade, pois existem diferentes tipos de USB, conforme a própria HP postou e retransmito:

HP – Explicação da USB 2.0 | Fonte: HP – Ver na íntegra

A espeficicação USB 2.0 possui compatibilidade reversa total com as versões anteriores da especificação (USB 1.0 e 1.1) e incorpora a taxa máxima de transferência de dados de 480 Mb/s.

Ao combinar as três taxas de transferência em uma especificação, os periféricos que já funcionam com velocidades menores (1,5 Mb/s e 12 Mb/s) das especificações anteriores (1.0 e 1.1) foram projetados para serem totalmente compatíveis com outros produtos projetados para a especificação USB 2.0.

Todos os sistemas computadorizados compatíveis com a USB 2.0 (laptops, notebooks e desktops) devem suportar as três taxas de transferência: 1,5 Mb/s, 12 Mb/s e 480 Mb/s, periféricos são um pouco menos livres.
Os periféricos podem estar disponíveis com a taxa de transferência máxima de 480 Mb/s, a taxa mais lenta de 12 Mb/s e a taxa mínima de 1,5 Mb/s. Os periféricos que suportam a taxa de transferência máxima de 480 Mb/s são chamados de USB 2.0 High Speed e podem usar o logotipo High Speed mostrado abaixo.


usb_1
Figura 1: Símbolo USB Hi-Speed

Atualmente, a Imagem Digital HP oferece diversos scanners Scanjet compatíveis com a USB High Speed, incluindo os scanners HP Scanjet séries 4500c, 4600c, 5500c e 8200c.

Os periféricos que suportam a taxa de transferência mais lenta de 12 Mb/s podem usar o logotipo USB Certified mostrado abaixo e são, às vezes, chamados de dispositivos USB 2.0 Full-Speed.


usb_2
Figura 2: Símbolo USB

Isso pode causar alguma confusão, por causa da referência USB 2.0. É importante notar que esses dispositivos são totalmente compatíveis com a especificação USB 2.0 para periféricos de alta velocidade (12 Mb/s), o que é essencialmente o mesmo que a as especificações USB 1.0/1.1.

Todos os outros HP Scanjet, Câmeras digitais HP e Impressoras Photosmart HP conectadas via USB (no momento da publicação deste documento) seguem a especificação 12 Mb/s.

Finalmente, os periféricos USB que suportam a taxa mínima de 1,5 Mb/s, como teclados, mouses, joysticks são, às vezes, chamados de dispositivos USB Low-Speed.

Solução 1

Em resumo, o problema de “Dispositivo USB não foi reconhecido” é provavelmente causado por cabo USB de baixa velocidade (Full-Speed). Como solução, sugiro que você compre uma cabo USB, mas que seja “USB High Speed”.

Vale lembrar que esta solução também se aplica a scanner ou outros dispositivos, como HD externo.

Solução 2

Mas se não quiser se desfazer do seu cabo USB de baixa velocidade é possível usar um “artifício”. O funcionamento para instalar a impressora sem trocar o cabo USB, seria (digo “seria” pois não cheguei a testar):

(1) Acesse: Painel de controle > Sistemas > Gerenciador de dispositivo
(2) Dê duplo clique em controladores USB
(3) Clique com o botão direito em “Enhanced Host Controller” e “Desinstalar” (ou desativar)
ATENÇÃO: Não desinstale ou desative caso seu teclado ou mouse for USB (Neste caso, compre o cabo “USB High Speed” ou experimente desabilitar no setup o suporte a USB 2.0)
(4) Coloque o CD/Driver HP e comece a instalar. Quando for pedido para colocar o cabo USB, clique em instalar o dispositivo mais tarde. Avance até finalizar a instalação
(5) Depois de instalado, abra o CD de intalação novamente, e clique em instalar dispositivo
(6) Agora, coloque então o cabo USB, espere um pouco (2 a 3 minutos) e pronto!

Solução 3

Uma outra alternativa que pode ser testada é desabilitar direto no SETUP o suporte a USB 2.0, algo como mostrado na figura abaixo. Claro, isto tornará a transmissão de dados via USB um pouco mais lenta, mas fica aí a dica que veio do colega Alexandre, segundo ele funciona bem. Lembro que para entrar no SETUP, basta que na inicialização do computador – AO LIGAR – aperte sucessivamente a tecla DEL ou F2 (depende do computador).


biosusb

Boa sorte!

 

139 Comentários

  1. Filipe 8 de maio de 2014 at 10:52 #

    Muito obrigado pelo post amigo, me ajudou muito, você tem total razão quanto a questão dos cabos, o problema é que nos cabos não existe uma identificação correta, e nem uma documentação acessível da impressora mostrando com qual cabo ela é compatível ou não.

    Obrigado!

    Abraço!

  2. Bernardo 24 de julho de 2014 at 10:15 #

    Muito obrigado pelo post.
    Você conseguiu fazer um passo a passo que analisa várias possibilidades possíveis.
    Acredito que qualquer usuário com esse problema consiga agora resolver.
    Parabéns!

  3. Miguel Santos 31 de julho de 2014 at 16:19 #

    Muito obrigado meu amigo,
    você acabou de salvar uma empresa!!!

  4. juliana 1 de setembro de 2014 at 13:33 #

    Parabéns pelo post! A explicação é objetiva e de fácil entendimento, por exemplo para mim que entendo pouco de instalaçao de hardware ou software foi excelente, consegui resolver o problema depois de dois cabos comprados :/. muito obrigado..

  5. Heloisa 2 de setembro de 2014 at 9:11 #

    Taylor,
    gostaria de deixar meu MUITO OBRIGADA!!!!
    Depois de dias tentando (com e sem ajuda do suporte), foram as suas instruções que finalmente fizeram meu scanner/impressora funcionar corretamente.
    Demorei a encontrar o cabo correto e ouvi muitas “historinhas” que cabo USB 2.0 alta velocidade é tudo igual… Não é!!! Segui sua dica e fui atrás de um com as especificações que vc passou. Comprei um Leadership e deu certo!
    Obrigada, obrigada, obrigada!!!!

    (P.S. – se alguém precisar da informação: só consegui comprar o cabo certo no Centro do Rio de Janeiro, Ed. Avenida Central)

  6. Carlos Henrique Rich 8 de setembro de 2014 at 21:36 #

    Muito obrigado no meu caso so troquei o cabo por outro e conectou na hora ja tinha tentado de tudo!
    Valeu! forte abraço!!

  7. Emmanuel 10 de setembro de 2014 at 19:08 #

    Amigo, Obrigado por compartilhar seu conhecimento… E eu gostaria de acrescentar uma coisa… Algumas impressoras (as mais antigas) também tem um certo problema com relação ao tamanho do cabo… Já vi impressoras da HP não funcionarem com cabos de 1,5 metros… tentei diversos cabos do mesmo tamanho mas de marcas diferentes e nenhum funcionou, bastou eu trocar para um cabo de meio metro e ela funcionou que era uma beleza!!!!

  8. Tavarez Jose 24 de setembro de 2014 at 9:35 #

    Obrigado pelas informações tão úteis.

Deixe uma resposta

Conecte com Facebook