HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7

HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7
Devido ao interesse no Post “Torne seu HD disponível na Internet via FTP“, fiz um passo a passo para configurar um servidor FTP de modo a compatilhar seu HD e torná-lo acessível de qualquer computador ligado à Internet (COMPLETO!).


ftp1

Introdução
No Post anterior Torne seu HD disponível na Internet via FTP, utilizamos o CesarFTP + Windows XP para montar nosso servidor FTP. Inclusive recomendo sua leitura por conter certos aspectos que não irei me ater desta vez.

Neste Post, vamos construir nosso servidor FTP com o Filezilla Server + Windows 7. São tantas imagens (printscreen) para facilitar o entendimento que quase virou um filme (exagero :D), com direito a concorrer um Oscar com Avatar e Tropa de Elite 2. Então, vamos lá!

Download
Baixe o aplicativo Filezilla Server gratuitamente direto do site do desenvolvedor: http://filezilla-project.org/

Instalação
A instalação é simples: Execute o arquivo que você baixou; basta avançar em todas etapas, sem mudar nada! Em todo caso, vão aí as telinhas:

Filezilla Server – Instalação

Filezilla Server – Instalação

Filezilla Server – Instalação

Filezilla Server – Instalação

Filezilla Server – Instalação | Tela final

Feita a instalação, o Filezilla Server será inicializado e uma interface de diálogo surgirá. Apenas insira uma senha de administrador, conforme abaixo mostrado:

Filezilla Server – Instalação | Senha de administrador

Parabéns! Seu Servidor FTP já está pronto, aguardando por conexões.

Filezilla Server – Instalação | Rodando…

 

Configuração

Para configurar o básico, você apenas terá que fazer algumas poucas alterações. Isto deve ser feito através do menu Edit > Settings. Antes porém, sugiro criar um diretório (pasta) onde ficarão os arquivos disponíveis para FTP. Como exemplo, criei o diretório D:\FTP com dois arquivos dentro. Ou seja, tudo que estiver neste diretório será o que eu pretendo tornar acessível por FTP de qualquer lugar do planeta.

Definição de diretório FTP

Altere a Porta em que o servidor irá “escutar” de 21 para 2100. ATENÇÃO: Pode ser outra porta qualquer, mas lembre-se que esta porta será utilizada para desbloqueio no firewall e roteador posteriormente, bem como parte do endereço para acessar o conteúdo por FTP. Os motivos dessa mundaça eu já expliquei no Post anterior, mas resumindo é devido a algumas operadoras de ADSL bloquearem a porta padrão de FTP (21):

Adicione um usuário para conexão/autenticação, no caso, criei o usuário “admin”. Adicione também os diretórios (pastas) com os arquivos que você deseja compartilhar, dando as respectivas permissões de acesso (leitura, escrita). Lembra do diretório D:\FTP que criei? Olha ele aparecendo aí:

Insira a faixa de portas da conexão em modo passivo. No caso, usei uma única porta ficando o intervalo assim: 2101-2101. Apesar da porta padrão FTP ser a 21 (nós mudamos para 2100), é sabido que esta porta é apenas para trafegar comandos; para fluxo de dados, efetivamente é utilizada a porta 20 (nós mudamos para 2101):

 

ATENÇÃO: Caso você pretenda fazer múltiplas conexões simultâneas (FTP), é recomendável aumentar esse intervalo de portas do modo passivo, para algo tipo 2101-2301. Claro, você vai ter que redefinir essas portas, além do FTP (Filezilla), também no roteador e firewall. Numa conexão passiva, quando o cliente faz a requisição de transferência (FTP), o servidor, que está aguardando (passivo) conexões, é quem diz ao cliente a porta que serão trocados os dados. A cada nova requisição, o servidor conecta o cliente usando a porta imediatamente acima, razão pela qual deve aumentar o intervalo da porta de dados, se pretende permitir conexões simultâneas. Caso contrário, talvez ocorra problemas de espera e timeout devido a porta de dados 2101 ser única, fazendo com que haja um gargalo em conexões sucessivas, já que a porta fica reservada ao cliente enquanto estiver em uso.

Liberando Firewall e roteador

Calma, calma! Ainda não é hora de testar seu servidor FTP. Esta etapa é crítica! A maioria dos problemas por não conseguir fazer seu FTP funcionar dizem respeito a bloqueios por firewall e/ou roteador. Portanto, não queime etapa, siga o passo a passo e seja feliz.

Vá no menu do Windows em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.
Clique no link à esquerda “Permitir um programa ou recurso pelo firewall do Windows”:

Clique no botão “Permitir outro Programa…”:

Localize o “Filezilla Server Interface”, selecione-o e clique no botão “Adicionar”:

Observe que o “Filezilla Server Interface” já aparece na lista de “Programas e recursos permitidos”. Legal!

Agora, ainda no Firewall do Windows, clique no link à esquerda “Configurações avançadas”. Fique ligado, pois iremos liberar as portas 2100 e 2101 no Firewall do Windows:

Clique em “Regras de Entrada” e depois em “Nova Regra…”:

Selecione “Protocolo e Portas”, marque o item “Porta” e clique no botão “Avançar”:

Selecione o item “Portas locais específicas” e digite no campo texto ao lado as portas 2100 e 2101, conforme definimos anteriormente nas configurações do Filezilla. ATENÇÃO! Se você mudou as portas para outra, então, por favor, mude aqui também, senão, não vai funcionar. Feito isto, clique em “Avançar”:

A princípio, o item “Permitir a conexão” já estará marcado. Apenas clique em “Avançar”:

Com todas opções selecionadas, clique em “Avançar”:

Dê um nome para a regra. Chamei de “FTP”:

fz22

Pronto! A configuração de Firewall já está feita! Veja que a regra “FTP” que libera as portas 2100 e 2101 no Firewall já está constando nas “Regras de Entrada” do Firewall do Windows:

Configure também o NAT do seu roteador (wireless ou wired), caso tenha, de modo que possa liberar a transferência do tráfego externo (Internet) da porta 2100 (nossa porta de conexão FTP) para o computador que está rodando seu servidor FTP. Para maiores detalhes, veja o Post Torne seu HD disponível na Internet via FTP. Mas não tem mistério, a idéia é dizer ao seu roteador que tudo que entrar pela porta 2100, seja redirecionado ao seu computador onde está o Filezilla, como mostra a figura:

ATENÇÃO: Em alguns casos, talvez seja necessário repetir este procedimento de redirecionar o tráfego pelo roteador também para a porta 2101 (nossa porta de dados FTP).

Além disto, aconselho desabilitar a opção SPI (Stateful Packet Inspection) do firewall do roteador, visto que ocorria falhas e consequentemente bloqueios do fluxo de entrada. O SPI é uma tecnologia que inspeciona os pacotes de informações recebidos antes de permitir que eles entrem na rede.

fz24a

 

Acesso FTP

Finalmente podemos testar nosso servidor FTP. Isto pode ser feito de várias formas, dentre elas (1) pelo navegador de Internet, (2) pelo Windows Explorer ou (3) através de uma aplicativo cliente de FTP.

Um problema comum é errar no protocolo ao fazer a chamada. O protocolo correto é “ftp://”, caso contrário vai pegar um erro tipo “500 Syntax error, command unrecognized” (isso nem aconteceu comigo, hahaha):

Vamos testar inicialmente fazendo um acesso local. Para isto, abra o navegador e digite na barra de endereço: ftp://127.0.0.1:2100. Veja que estamos utilizando a porta 2100 ao final do IP! Logo surgirá uma caixa de login, pedindo autenticação. Use o usuário e senha que você definiu na configuração de criação de usuário do Filezilla:

Se tudo der certo, vai aparecer o conteúdo do diretório “FTP” que definimos no Filezilla, lógico, respeitando as devidas permissões de acesso do usuário. Veja que o conteúdo que eu tinha dentro de D:\FTP no meu HD fica disponível aí:

O mesmo acontece no Windows Explorer. Abra-o e digite ftp://admin@127.0.0.1:2100. Note que usei o usuário “admin” junto do IP, pois em alguns casos, pode haver falha quando não informado:

Agora que fizemos funcionar localmente (127.0.0.1), vamos fazer funcionar externamente, de modo que com um IP de Internet válido possamos acessar o servidor FTP a partir de qualquer outro computador ligado a Internet. Para descobrir seu IP válido, tem várias formas. Eu usei o site http://meuip.info/, tendo diversos outros:

Fácil, certo? Pegue este IP que apareceu aí e use-o no lugar do IP local 127.0.0.1 (SUBSTITUIR). Lembre-se que o protocolo é ftp:// seguido do IP, os dois pontos (:) e a porta de FTP (2100). Pode acontecer de demorar alguns segundos até que apareça a caixa de diálogo de login.

O conteúdo é exibido no navegador de Internet com sucesso!

No Windows Explorer também funciona sem problemas. Digite algo como ftp://admin@189.75.34.242:2100.

Logo abaixo vemos que o conteúdo do HD (D:\FTP) é exibido 100%. Bom, terminado este Post, quero lembrar que o ideal não é usar o IP válido, pois este muda constantemente. Então, como já expliquei no Post anterior, contorne este problema adotando o DynDNS ou No-IP. É grátis!

.

Então é isso. Boa sorte e sucesso!

 

116 Comentários

  1. jhonatas 18 de janeiro de 2011 at 0:05 #

    OK, otimo post ficou muito bem explicado, porem, tudo funcionou pra mim ate a hora de colocar o ip externo (189…) com o ip interno
    da minha maquina funciona na boa mas quando coloco o ip do modem nao funfa lembrando que ja dei permissao de acesso no
    root do roteador. meu roteador é o dsl 2640T e nao tem a opção de SPI de for isso ja tentei quase de tudo e nao consigo acesso externo… qual sera o problema???????????????

    • Taylor Lopes 19 de janeiro de 2011 at 20:11 #

      Será que você não está roteando duas vezes? Pois alguns modens ADSL também funcionam como roteadores, daí deve configurar o NAT em ambos… veja maiores detalhes na resposta que lhe dei abaixo, ou dê uma lida nas respostas desse outro post: http://taylorlopes.com/?p=1021. Essa semana um conhecido não conseguia acessar de fora (Internet) para dentro (rede local), pois tinha um modem da GVT que também era roteador. Daí, bastou configurar o Virtual Server do modem, apontando para o roteador wireless, e o rodeador wireless apontando para a máquina com o Filezilla Server, e então passou a funcionar. Um detalhe importante, é que não sei o motivo, alguns modens (ou a operadora GVT) não deixa fazer o loopback, ou seja, acessar com endereço externo, quando você está dentro da rede local. Por exemplo: acessar de um computador da sua rede o seu URL dynDNS, algo como http://meuftp.dyndns.org:2100. Neste caso, quando estiver de dentro (rede local), acesse pelo IP de rede local ou nome da máquina onde está o servidor FTP e, quando estiver de fora (em algum lugar, fora da sua rede), acesse pelo seu dominio dynDNS ou IP válido de Internet. Falouuu…

      • Pablo B. Boldrini 27 de janeiro de 2013 at 1:50 #

        Muito Obrigado,
        Estive por 3 horas tentando configurar um servidor FTP Privado.

        Basicamente passar arquivos de um HD Externo (conectado ao notebook) para o Android, tanto pela rede local (WIFI) quanto por conexão externa (internet móvel, outra rede WiFi).

        Oque você mostrou realmente funciona, eu possuo um modem da UOL (SpeedTouch 510) e um Router Netgear (MR814 v2) e ao liberar as portas tanto no modem como no roteador, estava setando para o servidor (netbook) e com isso o acesso externo quando interna não funcionava, mas ao seguir sua dica, e setar a porta do modem para o roteador e setar para o servidor (netbook)…. Funcionou.

        De varios tutorias encontrados pela web, o seu eh o mais detalhado.

        Muito Obrigado

        (Passarei a assinar o Feed do site)

    • Marcio 20 de maio de 2013 at 19:40 #

      Olha não estou conseguindo fazer. Segui direitinho o tutorial e no navegador usando a minha rede interna deu um erro, só consigo acessando pelo explorer. E pela internet fora da rede não acesso nada (pelo navegador nem enxerga e pelo explorer dá uma mensagem dizendo que eu não tenho permissão). Já liberei a porta, já liberei o firewall tanto do windows quanto a da minha rede, já apontei pra minha máquina que instalei e configurei o servidor. Tá muito complicado isso. Alguém pode me ajuda?

      • Taylor Lopes 20 de maio de 2013 at 20:00 #

        Seria bom você detalhar melhor o problema; dizer qual erro está dando, qual tipo de conexão com a internet usa (rádio, gvt, …). Veja que no Filezilla tem um Log. Sem isso, fica difícil ajudar, pois já fiz essa instalação em várias máquinas e funciona, com certeza. Falou!

  2. jhonatas 18 de janeiro de 2011 at 0:20 #

    acrescento que quando testei a porta 2100 atraves do site http://www.t1shopper.com apareceu essa mensagem:
    -187.11.104.198 is responding on port 2100 (amiganetfs).
    no que acredito que esteja ok para conexao correto?

    • Taylor Lopes 19 de janeiro de 2011 at 19:59 #

      Oi, isso significa que a porta está aberta no seu modem/roteador, mas deve confirmar se o “Virtual Server” (NAT) está direcionado para o IP do computador onde o Filezilla Server está instalado. Tenho visto algumas pessoas com problemas na hora de conectar de fora (Internet) para dentro (rede local), pois sem saber roteiam duas vezes… é que alguns modens também são roteadores, daí, neste caso, precisa configurar o NAT de ambos, ou seja, do modem ADSL (que também é roteador) e do roteador (normalmente wireless). Outra opção, é configurar o modem ADSL para funcionar em modo bridge (ponte), fazendo com que o fluxo passe direto pelo mode ADSL e vá para o roteador wireless, que inclusive é quem deve passar a fazer a autenticação pppoe com a operadora. Falou, t+

  3. MArcelo Chamorro Avendaño 22 de fevereiro de 2011 at 20:38 #

    Gracias Taylor, yo tenía el problema de la conexión pasiva, un gran abrazo espero podamos compartir muchas ideas, gracias

  4. Melial 7 de março de 2011 at 11:52 #

    Ola Taylor, bonito tuto. Mas nao estou conseguindo liberações, qdo acesso de fora da a mensagem q nao tenho permissao na pasta. Sendo q estou tentanto partilhar uma pasta q ja uso no windows. Ja tentei q sei de liberação das pastas, consigo acessar de qlqr micro menos do FTP. Claro alguma coisa deixei de fazer!! Tem ajuda?
    Brigadu

    • Taylor Lopes 8 de março de 2011 at 9:33 #

      Oi, primeiro você precisa testar localmente, ou seja, faça as configurações conforme o Artigo, abra o navegador e digite: ftp://127.0.0.1:2100 ou ftp://localhost:2100, mas claro, eu usei a porta 2100, mude aí se for o caso. Não precisa compartilhar pasta pelo Windows! Basta dar permissão pelo próprio FTP. Uma coisa importante é liberar no Firewall as DUAS portas utilizadas pelo FTP. Eu usei a porta 2100 (para trafegar comandos) e a 2101 (para fluxo de dados). Se não liberar no Firewall, não vai funcionar. Experimente fazer tudo novamente, passo a passo, exatamente como está no Artigo. Daí depois você faz suas modificações. Bom, funcionando localmente, então você deve testar de fora, ou seja, pela Internet. Neste caso, siga as dicas do Artigo, leia os comentários de outros colegas, que tudo vai dar certo, ok? Valeu!

  5. Melial 16 de março de 2011 at 17:27 #

    Pois é tentei mais de 50x alguma esta errada, de fora nao funciona de jeito nehum. Acho que é algum bloqueio do NET pois minha ADSL é deles. pinga certinho, uso no-ip mas nem direto vai. Mesmo obrigado pelo tuto. Valeu mesmo. Falou

    • Taylor Lopes 31 de março de 2011 at 17:02 #

      Experimente desabilitar o antivirus e o firewall só para ver se resolve… lembro que tem que liberar as duas portas do FTP: 20 e 21 (ou outra que vc tenha configurado no filezilla, como por exemplo 2100 ou 2101). Outro detalhe é que o filezilla tem um LOG onde vc pode checar os possíveis problemas registrados.

  6. Melial 16 de março de 2011 at 17:43 #

    puxa, consegui, apenas selecionei a opcao Use the following IP em Passive mode setings. Agora vai!! Abraço!

    • Taylor Lopes 16 de março de 2011 at 18:51 #

      Obrigado por compartilhar a solução para o problema que você enfrentou! Com certeza vai servir a outros, Falouuu…

    • Gilmar 11 de junho de 2011 at 19:46 #

      Me ensina cara o meu roteador é Zinwell ZPlus G880!
      Acesso localmente através do IP que fixei na minha placa de rede, acesso inclusive via wirelass também, sáo não testei acessar fora da minha rede com esses mesmos procedimentos citados.
      O que eu queria era acessar através dos hosts que fiz no no-ip são 2 mas quando digito lá em ciam ftp://name.hosts:8221 esse último é a porta que configurei no filezilla server como indicam.

    • RAFAEL ALVES FARIAS 24 de junho de 2013 at 14:09 #

      vc colocou alguma coisa no campo pois pede o ip

  7. Alex 30 de março de 2011 at 13:27 #

    Taylor, valeu pelo tuto foi o melhor que achei na net, mais no meu caso ainda não consegui fazer funcionar na parte externa; ele funciona normalmente no localhost mais na internet nada, fiz o que o Melial disse e melhorou um pouco ele pediu usuário e senha mais não entrou. meu caso é o seguinte eu tenho uma internet a cabo que é liberada pelo mac da placa de rede, eu uso também um roteador wireles com esse cabo WAN cofiguraro e uso pelo sinal do wireless no meu not e no meu desktop no roteador eu liberei as portas e o spi ja estava desabilitado.

    preciso muito resolver isto desde já agradeço.

    • Taylor Lopes 31 de março de 2011 at 17:03 #

      Como disse ao colega acima, experimente desabilitar o antivirus e o firewall só para ver se resolve… lembro que tem que liberar as duas portas do FTP: 20 e 21 (ou outra que vc tenha configurado no filezilla, como por exemplo 2100 ou 2101). Outro detalhe é que o filezilla tem um LOG onde vc pode checar os possíveis problemas registrados.

  8. Gilmar 20 de abril de 2011 at 4:00 #

    Estou errando não sei onde mas o fato é que passado alguns instantes o filezilla server que fiz expira a conexão, isso sem contar com acesso negado fora da minha rede.
    Tenho antivirus Panda Global Protection e meu roteador é GTS Telecom Super AP Power, segui tudo à risca no tuto do nosso amigo e não tive sucesso até agora!
    De preferência quero saber se alguém habilitado pode me auxiliar na configuração mantendo meu antiviris e rádio wirelass mencionados acima pois se eu for seguir do modo como está descrito aqui no blog eu acertarei concerteza pois as etapas a seguirem são muito fáceis porém, mesmo leigo como sou o fato é que prefiro ainda ficar protegido com meu antivirus mas fico frustado por não conseguir acessar meu ftp externamente.

    • Taylor Lopes 22 de abril de 2011 at 9:10 #

      A recomendação de desligar o antivirus é apenas para ver se é ele que está bloqueando a conexão FTP. Se for ele, daí você deverá procurar nele alguma configuração que libere a aplicação FTP ou a porta, mas a forma de fazer isto pode variar em cada antivirus. Portanto, não é para ficar sem antivirus, isto é necessário só para descobrir a causa do problema!

      Se você usa Internet via rádio, então para funcionar externamente pode ser um problema que já foi discutido. Por favor, dê uma olhada:
      http://taylorlopes.com/?p=1021#comment-1686
      http://taylorlopes.com/?p=1021#comment-2852

      O fato é que você primeiro precisa fazer o sevidor FTP funcionar localmente. Depois sim configure-o para funcionar na Internet. Isso ajuda a identificar problemas por etapas. Ah, um colega postou que para ele fazer funcionar, precisou usar a opcao do Filezilla Use the following IP em Passive mode setting. Tente aí…

      Aproveito para deixar a outros colegas a resposta de outras perguntas que você havia feito pelo e-mail:
      Normalmente o NAT é feito com recursos chamados “Virtual server” e “Port Forwarding”, que nada mais é do que transferir o fluxo de dados de entrada para um determinado micro com base no seu IP e Porta. Primeiramente a conexão FTP local deve estar funcinando em 127.0.0.0, conforme você já disse estar ok. Então parece estar faltando apenas você definir o NAT. Imagine que você faça uma requisição FTP vinda da Internet (por exemplo, utilizando o ip que aparece em http://meuip.info). Acontece que essa solicitação vai chegar até o seu roteador, que é quem detém o tal ip que aparece http://meuip.info. Bom, daí em diante, o seu roteador é que tem que dizer para onde enviar esta requisição. Ele (roteador) tem q saber que sempre que chegar uma requisição (serviço) na porta 21 (ou 2100, ou outra que tenha definido), que deve mandar o fluxo para a máquina que está instalado o filezilla (servidor FTP). Se não fizer isto, não funciona!

      O atualizador do no-ip ou dyndns é um software que você deve instalar nessa máquina onde está o filezilla ou usar a opção DDNS do seu roteador, caso suporte. Esse atualizador fica de tempo em tempo vendo se seu IP quente (ip de internet, aquele que aparece no http://meuip.info) não mudou.

      Exemplo:
      Vamos supor que seu domínio seja ftp://gilmar.dyndns.org:2100. Quando você digitar isso na barra de endereço do navegador, será iniciada uma requisição para o domínio em questão, perguntando quem é dyndns.org. Chegando no dyndns, será perguntando, qual o IP válido do gilmar. De posse do IP válido, que é mantido pelo seu atualizador, então a requisão é direcionada para o equipamento que está com esse IP. Com havia dito, quem fica com esse IP é o seu roteador de casa (a não ser q vc ligue seu micro direto na internet, daí seria seu micro quem teria o IP). Chegando no roteador, ele vai perguntar, para quem mando essa requisição que chega na porta 2100? É aqui que entra o seu NAT, pois é ele que vai vincular a porta do serviço de ftp (que no seu caso é 2100) com a máquina que de fato tem o servidor ftp rodando. Claro, esta máquina terá que ter um IP FIXO, algo tipo 192.168.0.10. Procure na internet como se configura IP fixo, não tem mistério.

  9. Gilmar 23 de abril de 2011 at 18:52 #

    Li esse comentário aqui: Use the following IP em Passive mode setings!

    Será que isso me resolverá tudo até acesso externo?

    • Taylor Lopes 23 de abril de 2011 at 20:06 #

      Não sei, tenta para ver. No meu caso, não precisou…

  10. Gilmar 23 de abril de 2011 at 19:23 #

    recebi dofabricante do meu roteador GTSTelecom:
    Para se FIXAR IP na rede domestica do senhor e so o senhor ir em Configurações Avançadas / LAN,
    e aperta em FIXAR DHCP, Habilite a função em MAC coloque o MAC do cliente e em IP o IP que ele deverá receber, e aperte em Aplicar, esse procedimento deverá ser realizado para cada cliente na rede.
    Seria essa a solução para que entre e saia dados e meu ftp seja acessado externamente?

    • Taylor Lopes 23 de abril de 2011 at 20:05 #

      Na verdade você apenas precisa deixar fixo o IP do computador onde está rodando o Filezilla. Isto pode ser feito direto no computador (recomendado) ou pelo Roteador, conforme indicou o suporte do Roteador. Neste caso, sempre que seu computador se conectar ao Roteador, ele detecta o MAC e atribui o mesmo IP que você configurou.

      Isso não é solução, é parte da solução. Acho que ainda não entendeu bem dinâmica de como fazer o NAT. Mas continua assim, que logo tudo se resolve…

  11. Gilmar 23 de abril de 2011 at 19:52 #

    Fiz teste em
    http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/

    Recebi essa resposta mas não sei agora para onde ir pois nem sei mais o que fazer tendo em vista esse IP e o meu Ip fixo na minha rede local 192.168.1.4
    portas de digitalização na 200.171.76.8
    200.171.76.8 não está respondendo na porta 2100 (amiganetfs).

    • Taylor Lopes 23 de abril de 2011 at 20:16 #

      Se não está respondendo na porta 2100 é porque seu Roteador não está configurado (NAT).
      O Roteador precisa receber o IP válido de Internet! Cheque isto no STATUS na página de configuração do Roteador, para ver qual IP externo ele está pegando (TEM QUE SER VÁLIDO). Se seu roteador não está recebendo IP válido, provavelmente é por que sua Internet é via Rádio (Seu IP válido é compartilhado pela prestadora: Daí vai ser complicado!!!) ou então por que seu modem ADSL pode ser também um roteador, ou seja, ele pega o IP válido e manda um IP frio para seu Roteador (note que acaba habendo 2 roteamentos), que fica sem fazer interface com a rede de Internet.
      Se você é totalmente leigo no assunto, sugiro dar uma pesquisada no google a respeito de NAT, IP Válidos, Redes ou chamar algum técnico para o ajudar, se não , pode ser penoso.

  12. Gilmar 23 de abril de 2011 at 20:58 #

    O que acha de tc poucos minutos no msn e dai tudo que lá tc colocarei aqui para outros usuários duvidos como eu para ajudarem a solucionarem os mesmos problemas que eu enfrento, posso te enviar 3 prints do meu GTS Super AP Power e do meu DSlink 200E com os campos que estou compicado coo Nat, IP local?
    Tenho concerteza o modem adsl que deve ser roteador o domelo e fabricante é 200e DSlink já meu roteador wirelass é GTS Super AP Power.
    Acabei de criar no No-IP faustino.zapto.org instalei o programa aqui na máquina onde está o filezilla server mas nem consegui acessar por esse dominio e sim apenas pelo IP que fixei 192.168.1.200 e a porta 2100.
    É preciso configurar o dominio free no filezilla ou algo do tipo?

  13. Gilmar 26 de abril de 2011 at 2:48 #

    Fixei IP 192.168.1.41 no GTS Super AP Power configurei TCP UDP com esse IP mais as portas 2100 e 2101 o domínio no No-IP é faustino.zapto.org mas infelizmente ainda não consigo acesso por esse domínio porém pelo IP que atribui fixo eu consigo apenas local.
    O que ainda me resta fazer?
    Confesso que não sei mais nada, posso te pagar se me ajudar!

    • Taylor Lopes 12 de junho de 2011 at 10:41 #

      Oi Gilmar, realmente você tem a virtude de nunca desistir… os caras bons de informática que conheço sempre tem essa determinação… antes de mais nada, não cobro nada para ajudar, só que evito ir mais afundo nesse suporte pois é o tipo de coisa que no local é rápido para descobrir o problema, mas remotamente é trabalhoso e demorado…

      Então, camarada, por isso sugeri procurar algum técnico daí de perto de onde você mora… bom, vou repetir algumas coisas, talvez clareie…

      A primeira coisa que você tem que fazer é identificar o problema, para isto, faça:

      (1) O FTP funcionar localmente (127.0.0.1); Se não funcionar no local, não vai funcionar remoto. Para fazer o teste local, abra o navegador e digite algo como ftp://127.0.0.1:2100.

      (2) Veja se seu roteador recebe IP válido da Internet (Se sua internet for daqueles provedores a radio, daí complica, pois o IP válido não vai pra você, mas é compartilhado com demais clientes). Basta entrar na página de configuração do Roteador, normalmente na aba Status você fica sabendo se tem um IP válido. Este IP que aparece no roteador precisa ser o mesmo IP que aparece quando você acessa o site http://meuip.info/ (Este é o tal IP válido);

      (3) Se você tem um modem ADSL, verifique se não é o modem quem está recebendo o IP válido. Da mesma forma, basta entrar na página de configuração do modem, normalmente na aba Status você fica sabendo se tem um IP válido;

      OBS: Pra que saber o IP válido? Reposta: É esse IP que vai te permitir se conectar de fora (internet) para dentro. Se você não recebe IP válido no roteador ou no modem ADSL, é provável que quem te forneça a Internet está usando IP compartilhado com outros clientes, daí, não vai funcionar!

      (4) Um cuidado que você deve ter é que se teu modem ADSL for quem estiver recebendo IP válido, então você deve entrar na configuração dele e deixa-lo em modo bridge (ponte), desta forma, todo o fluxo de dados que chegar, vai ser direcionado para seu roteador, que é quem vai inclusive a ficar com o IP válido. Neste caso, você vai ter que autenticar sua ADSL pelo roteador, e não pelo modem ADSL (pois ele apenas vai direcionar). No meu Roteador DLink você configura a conexão que seria pelo modem em Setup > Internet > Manual Internet Connection Options > Internet Connection Type > My Internet Connection is : PPPoE (Username /Password).

      (5) E por fim, precisa fazer o NAT corretamente, configurando o seu roteador para escutar na porta 2100 (ou outra do seu FTP) encaminhando o fluxo do roteador para a sua máquina onde está o Filezilla.

      É isso aí…. falou!

  14. Gilmar 26 de abril de 2011 at 5:07 #

    Olha eu aqui de novo…sou insistente e tenho de conseguir, os outros conseguem por que eu não…?
    Vai ser difícil mas conseguirei nem que seja a última coisa que eu consiga aqui.
    Desabilitei o antivirus Panda Global Protection 2011 e seu firewall e mesmo assim continuei levando chapéu no meu ftp!
    No meu roteador GTS eu encontrei uns parametros porém nem dá…

    São: Configurações DynDNS que pede nome de domínio, nome de usuário e a senha

    Na próxima tem Watchdog que pede endereço IP-Host

    Podem me auxiliar nessa nova busca por uma solução pro meu ftp já que desabilitando meu Panda antivirus não resultou em nada?

  15. Gilmar 11 de junho de 2011 at 19:39 #

    A única coisa que ainda não entendi é que tenho 2 hosts no No-IP acho que deve ser isso…
    Bom acontece que não consegui acessar meu ftp server em outro local
    Configurei o file server com portas 8221 8222 para TCP/UDP fixei meu IP na minha rede local fui no roteador e fiz tudo direitinho como mandam mas o fato é que não consigo acesso do meu ftp filezilla server pelo meu host no no-ip e sim apenas com o IP que fixei aqui na placa de rede, não entendi mais nada!!!

    Creio que falta pouco pra mim conseguir cara…por favo me ajudem!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Taylor Lopes 12 de junho de 2011 at 11:14 #

      O domínio No-IP ou DynDNS não é o mais importante. Esse domínio só vai ser útil depois que o acesso ao seu FTP pelo IP válido estiver funcionando. Esse domínio No-IP e DynDNS é indicado apenas por que seu IP válido muda constantemente, daí o motivo do nome (domíno) ser interessante, já que não muda. Seu FTP vai funcionar normalmente sem No-IP ou DynDNS, desde que você saiba qual o IP válido que está atualmente em uso por sua máquina (ou roteador). Por exemplo, supondo que seu ip válido seja 189.75.34.242, então se acessar seu FTP como ftp://seuUsuario@189.75.34.242:2100, vai ter que funcionar normalmente. O seu IP válido pode ser visto neste site: http://meuip.info/.

      Tudo indica que seu problema está na questão do IP válido. Acho que você ainda não compreendeu a diferença do IP válido e do IP frio. Explicando de forma grotesca, o IP válido é o IP que você recebe da operadora de telefonia (DSL, Discada, etc). É com ele que você ganha acesso a Internet e consegue ser referenciado de forma única na rede mundial. Já o IP frio, é o IP que sua máquina recebe na sua rede, normalmente é atribuido pelo roteador (DHCP). O IP frio não é válido na internet, só na sua rede! Se quiser aprender mais sobre isto, faça uma pesquisa, pois na internet você encontra as faixas de IP frios. Daí você vai ver que um IP como 192.168.0.1 (máscara 255.255.255.0) é frio e, claro, se seu roteador está recebendo um IP frio, nunca mesmo que vai conseguir se comunicar com a Internet.

      Portanto, você deve em primeiro lugar ver se seu roteador está recebendo o IP válido. Basta entrar na página de configuração do Roteador, normalmente na aba Status você fica sabendo se tem um IP válido. Este IP que aparece no roteador precisa ser o mesmo IP que aparece quando você acessa o site http://meuip.info/ (Este é o tal IP válido). Se os IPs não forem os mesmos, não vai funcionar. Daí você tem que ver se quem te fornece Internet, realmente está te forncendo um IP válido. É comum nessas internets via rádio eles compartilharem o IP válido, e te fornecerem um IP frio (lascou!). Outro fator que gera este tipo de problema é se você está roteando duas vezes, pois tem modem ADSL que já é roteador, ou seja, o sinal da internet ADSL chega no modem/roteador e depois vai para o roteador (wireless ou não). Neste caso, sugiro que configure seu modem/roteador (o que recebe primeiro o sinal de Internet) para trabalhar em modo bridge (ponte), desta forma o fluxo e o IP válido da Internet vai todo para seu roteador wireless, que é onde inclusive você deve configurar a autenticação com o seu provedor (BRTurbo, Oi, UOL, etc).

      Falouuu, t+

      • Gilmar 13 de junho de 2011 at 5:31 #

        Hoje eu vi meu IP válido no momento é 189.18.19.252 se entendi o IP válido é o que meu provedor me dá né?
        Fixei aqui meu IP em 192.168.2.200.
        Segui o que vc me orientou ftp://gilzinho.zapto.org@189.18.19.252:2100 e não foi, mas ftp://gilzinho.zapto.org@192.168.2.200:2100 foi aqui somente externo não foi.
        Eu fiz teste aqui com Simple Port Forwarding e falhou tanto as portas 2100 como 2101 que configurei no file zilla
        Agora que vc falou sobre modem dsl que é roteador aqui o meu modem é DSL 500B nova geração da link!
        Será que tenho de liberar protocolos nele também, será ele a causa do meu insucesso?
        Quais protocolos seriam esses se for o meu DSL 500B a causa maior?

  16. Gilmar 11 de junho de 2011 at 19:55 #

    O qua acontece se deixarmos todas as caixas marcadas na hora que selecionamos a pasta que vamos compartilhar no filezilla server?

    Como restringir os arquivos para por exemplo não editarem ou excluirem acidentamente?

  17. Gilmar 13 de junho de 2011 at 5:47 #

    Entrei no meu modem DSL 500 B novo da DLink mas não achei Nat embora se entendi eu não uso meu modem para navegar e sim o roteador wirelass então acredito que ele esteja no modo Bridge sendo então não necessáro mecher nele e sim no firewall do meu computador e nesse eu já adicionei as portas 2100 e 2101 para filezilla e ftp criei acho que 5 portas com o mesmo propósito para 2100 e 2101, eu tô ficando maluco com tanta obstrução mas tenho de conseguir isso porque todos conseguem então não podem me barrar…que droga!!!

  18. and 24 de junho de 2011 at 23:21 #

    Assim eu tenhu net via radio e meu radio client ta como ip dinamico eu coloquei o ip q está dai ele acessa mais nao com o ip da internet.
    Será que passa pelo servidor do meu provedor via radio?
    oq eu faço para poder colocar meu ftp online?
    plixx alguem me ajuda

  19. Gilmar 1 de julho de 2011 at 2:12 #

    Olá pessoal como estão todos?
    Venho por esse pedir mais uma orientação.
    Eu consegui configurar meu filezilla server sucesso a 3 dias sem problemas o que eu quero ainda é saber se posso facilitar a vida de quem faz dawnload do meu server pois eles reclamam que embora lá onde estão a banda larga seja excelente o download deles do meu server filezilla dá uma taxa bem baixa.
    Meu brother em Portugal baixa um arquivo do meu servidor filezilla de 200MB a uma taxa de 28kbp/s sendo que lá a banda dele é de 20MB!
    Aqui no meu servidor a minha banda larga é de 2MB!
    Consigo aumentar essa taxa pra ele ou o problema não é no meu servidor filezilla?
    Assim que eu tiver resposta sobre isso eu vou postar toda a minha experiência até consegui fazer meu filezilla funcionar pois foi complicado pra mim mas consegui com auxílio do Taylor Lopes ele é féra!!!

    Quero aprender também como limitar apenas as pessoas fazerem downloads e nada mais e também criar mais usuários pra disponibilizar arquivos diferentes de cada usuário.

    Grato.

  20. Guilherme 30 de julho de 2011 at 11:27 #

    Olá a todos
    Instalei filezzila Server no win 7 64 bits
    Liberei as portas 2100 e 2101 no firewall e roteador direncionando as mesmas como tem que ser feito.
    Não conecta de maneira nehuma
    Fiz o teste de conexão pelo site indicado pela FAQ do filezilla http://ftptest.net/
    Ele indica que está tudo certo
    Congratulations! Your server is working and assorted routers/firewalls have been correctly configured for plain basic FTP.
    Feel free to test another one of your servers by entering its details below.

    Quando digito meu no-ip:2100 ele não vai
    Não pode exibir a página
    O dispositivo ou recurso remoto não aceitará a conexão

    Meu roteador é ApRouter WR 254HT
    Tenho instalado em outra máquina no Win XP e funciona perfeitamente com as mesmas configurações que coloco no win 7
    Aguardo colaboração de todos.

  21. Cláudio - CRS Informática 1 de setembro de 2011 at 15:45 #

    Tá funcionando legal mesmo!!!

    Passei dois dias procurando uma solução para meu problema de transferência local. Uso o servidor local EasyPHP 5.3.6.0 para criação de páginas WEB e não tem servidor nativo. Precisei dar permissão em algumas pastas e o seu post me ajudou muito, na verdade fez com que meu serviço continuasse. Tava quase desistindo do tema.

    Valeu! Continue orientando nossos colegas!

    Cláudio – Recife-PE

  22. Cláudio - CRS Informática 1 de setembro de 2011 at 15:49 #

    Olá Taylor,

    É o Cláudio – Recife-PE de novo. Cara, só falta você colocar uma ferramenta para compartilhar seus posts. Gostaria de enviá-lo para meu http://twitter.com/#/CrsInformatica.

    Valeu!

    • Taylor Lopes 1 de setembro de 2011 at 17:18 #

      Oi Cláudio, obrigado. Ali no final do Post tem um link chamado “Divulgar”, que permite compartilhar. Realmente não está tão vísivel, espero melhorar isso… abraços!

  23. César 22 de setembro de 2011 at 10:33 #

    Há tempos que estava tendo problemas para colocar meu ftp no ar. Com seu blog meu problema foi resolvido de primeira. Obrigado!

  24. renata gomes 29 de setembro de 2011 at 4:42 #

    fera eu to com um problema se poder me ajudar fico grato
    consigo acessar internamente mais nao externamente li todos os comentarios porem nao consegui nada
    meu moldem é um speed touch 510 com sinal da oi de internet
    já configurei a porta 21 e 20 lá possue um ftp server configurado entao usei
    nao sei o que estou fazendo errado
    já faiz um mês quebrando cabeça
    consegui abrir outras portas
    já verifiquei as portas se estao aberta e no site
    http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/
    e lá consta aberta a porta 21 e a porta 20 tbm
    me ajude ai fera

    • Taylor Lopes 6 de outubro de 2011 at 20:49 #

      Oi, aconselho a seguir fielmente a configuração do artigo, pois já está testado e as dezenas de vezes que fiz, funcionou legal. Portanto, não use porta padrão de FTP 20, nem 21. Eu acabei de fazer um comentário abaixo que talvez também lhe sirva, procure em 6 de outubro de 2011 às 20:44. Boa sorte!

  25. renata gomes 29 de setembro de 2011 at 4:46 #

    ja estou divulgando em tudo aki hehehhe
    mais me ajude ai por favor

  26. Ivanberg Moreira 4 de outubro de 2011 at 21:15 #

    Olah!
    Precisei montar um Servidor FTP no trabalho, e tentei algumas configurações. Não conseguindo, acabei chegando no seu post. Por sinal, muito bom.

    Bem, vamos aos meus problemas, que espero me ajude.
    1. Baixei, instalei e configurei o FileZilla, tudo certo!
    2. Configurei Firewall, tudo certo!
    3. Configurei Modem/Router, tudo certo!
    4. Testei localmente, tudo certo!
    5. Criei endereço No-IP, tudo certo!
    6. Pingo o endereço No-IP, tudo certo!
    7. Testei via internet, NÃO funciona.

    Aí, começou a batalha:
    8. Desativei antivirus e firewall. Testei local: tudo certo! Testei externo: nada!
    9. Fiz o teste do site Online FTP Tester, encontra, faz login, mas, não completa, eh recusado, e o resultado foi esse:
    #####
    Error: Server returned unroutable private IP address in PASV reply
    Make sure the server is configured to allow passive mode connections.
    If the server is behind a NAT router, make sure the server knows its external IP address.
    The range of ports used for passive mode must be opened in all involved firewalls.
    The range of ports used for passive mode must be forwarded by all involved NAT routers.
    Try uninstalling all firewalls and plug your computer directly into your modem, thus bypassing the router.
    #####

    Não localizei no FileZilla a opção: “Use the following IP em Passive mode setings!” . Uso a versão 0.9.39

    Percebo q eh algo no Modem/Router, o modelo eh um D-Link DSL-2640T, ou esse lance do “IP em Passive mode”

    Segue links das telas do modem, para me ajudar, se for o caso:
    Imagem 01 – http://www.comarket.com.br/downloads/tela-modem-01.png
    Imagem 02 – http://www.comarket.com.br/downloads/tela-modem-02.png

    Agradeço sua atenção. Novamente, parabéns, de todos os posts q testei, o seu foi o mais eficaz.
    Estou apenas com esse probleminha. Fico no aguardo de uma dica, solução…

    Obg!

    • Ivanberg Moreira 4 de outubro de 2011 at 21:28 #

      Acrescentando a mensagem anterior:

      Fiz o teste de portas pelo – http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/
      Resultado:

      Scanning ports on 187.40.176.111
      187.40.176.111 is responding on port 2100 (amiganetfs).
      187.40.176.111 isn’t responding on port 2101 (rtcm-sc104).

      Agradeço sua atenção. Novamente, parabéns, de todos os posts q testei, o seu foi o mais eficaz.
      Estou apenas com esse probleminha. Fico no aguardo de uma dica, solução…

      Obg!

      • Taylor Lopes 6 de outubro de 2011 at 20:44 #

        Oi, olha, isso talvez tenha a ver com uma dessas três possibilidades:
        (1) Uma coisa importante é liberar no Firewall as DUAS portas utilizadas pelo FTP. Eu usei a porta 2100 (para trafegar comandos) e a 2101 (para fluxo de dados). Se não liberar no Firewall, não vai funcionar. Repetindo: Libere a porta de dados (2101) também!
        (2) Como um colega acima disse: Puxa, consegui, apenas selecionei a opcao Use the following IP em Passive mode setings. Agora vai!! Portanto, procure esta opção no filezilla.
        (3) Quando for testar, use DDNS do NO-IP apenas quando estiver de fora da sua rede. Se for fazer o teste local, use ip interno mesmo. Já vi situações (GVT) que quando estava tentando acessar de um micro dentro da minha rede, o DNS não funcionava.
        Falouuu, t+

  27. Eduardo 16 de outubro de 2011 at 13:43 #

    Olá Taylor,

    Tutorial bem completo heim colega. Parabéns!!!

    Segui seu tutorial, o teste local esta tudo certo …
    Porem ainda tenho problemas para acesso externo, vou descrever abaixo os detalhes para que se possível vc possa me ajudar:

    Firewall do windows:
    http://img833.imageshack.us/img833/3233/firewall1m.jpg
    http://img51.imageshack.us/img51/1089/firewall2n.jpg

    Modem DSL – 500B
    http://img690.imageshack.us/img690/8516/modem1c.jpg

    Erro ao acessar FTP externo
    http://img839.imageshack.us/img839/4667/erro1h.jpg

    Obs: No teste local, tudo certo e funcionando … porem estou com esta dificuldade para acesso externo.

    Poderiam analisar os prints, verificar se estou fazendo corretamente e me ajudar???

    Abraços …

    • Taylor Lopes 16 de outubro de 2011 at 15:26 #

      Oi Eduardo, tente seguir ao pé da letra o artigo… eu sei que cada ambiente pode trazer diferentes situações (problemas), neste caso, é preciso descobrir a causa. Comece desabilitando o firewall (só para fim de teste, daí você já fica sabendo se é problema de configuração do firewall). Veja no artigo! Se o problema é de fora para dentro, ou é falha na configuração do firewall ou é no roteamento, verifique! Outro detalhe que já vi acontecer é um bug que quando você está de dentro da sua rede, só consegue acessar usando o ip local (Ex: ftp://10.1.1.2:2100 ou ftp://192.168.0.2:2100… claro, teste com o ip da máquina que está o filezilla). Quando está de fora da rede, ou seja, na casa de um amigo ou de outro local que não seja a sua rede, daí sim você usa o DNS (ou o IP válido, se souber). Veja também o que comentei no dia 6 de outubro de 2011 às 20:44 (veja acima). Boa sorte!

  28. ALFEU MANSANI 20 de outubro de 2011 at 9:12 #

    Parabéns

  29. Narlier 28 de outubro de 2011 at 9:40 #

    Olá Taylor, é o seguite, fiz tudo certinho como descrito, aceço dentro da rede interna, mas na hora de testar na rede externa, coloco meu IP (que é fixo) e aparece a caixa de loguin, mas ao se logar aparece a seguinte menssagem: “425 Can’t open data connection.”
    Meu Roteador é o D-link 500B roteado, mas ele é quem se conecta direto ao serviço da GVT, pois o modem está em modo bridge.
    Minha camera é uma foscam FI8918W (está em uma outra rede), quando tento colocar ela para acessar o FTP, recebo a seguinte menssagem: “Error in PASV mode. Please be sure the server support PASV mode”
    O que será que ta errado?

    Agradeço pela iniciativa e se possivel resposta ficarei mais agradecido ainda.

    • Taylor Lopes 31 de outubro de 2011 at 17:41 #

      Opa, como falei, o FTP usa duas portas: A porta 21 e a 20. Na primeira trafega comandos e na segunda, dados. Para não ficar bloqueado em algumas operadoras, mudamos essas portas para 2100 e 2101, respectivamente. Pelo erro que você comentou, não está conseguindo abrir a conexão com os dados (2101). Então, isso parece ser firewall… tente fazer igual está no artigo. Hoje mesmo montei um FTP numa máquina com Win 7, recebendo Internet da GVT e não demorou 5 minutos pra funcionar (sem exagero). Antes de usar câmera e tal, tente fazer funcionar pelo modo convencional (navegador ou windows explorer). Sobre o modo passivo, veja ali onde falo sobre a conexão em modo passivo, onde tem uma figura “Passive mode settings”. Aconselho a fazer o teste sempre com o antivírus e o firewall desabilitados, só para que, caso haja algum bloqueio, você já identifique o problema e resolva. Aqui eu uso o firewall ativado (com a devida exceção das portas FTP) e antivírus Kaspersky e funciona bem. Boa sorte!

      • Petrus 23 de janeiro de 2012 at 0:28 #

        Olá Taylor, eu estou usando Windows Seven e estou com o mesmo problema. Já testei com o firewall e o antivirus desativado mas não obtive resultado. Ele conecta ao FTP responde e tudo mas entra no modo passivo e depois da esse erro 425. Espero respostas. Abraço

      • Taylor Lopes 23 de janeiro de 2012 at 7:52 #

        Oi Petrus, precisa seguir exatamente conforme descrevi. Se for o caso, desfaça tudo que fez, e comece do zero, passo a passo. A partir do momento que você muda alguma coisa na execução do que está no artigo, daí assume o risco de não funcionar. Digo isto, pois eu já instalei o filezilla + win 7 em 8 máquinas em locais diferentes, com operadoras da Oi e GVT, sem qualquer dificuldade. Sei que cada caso é um caso, mas atente para isto! Vou apenas te lembrar de três aspectos:

        (1) Configure a tela do filezilla no menu “Passive Mode Settings”, igual está no artigo ( http://taylorlopes.com/wp-content/uploads/2010/10/fz11.png ).

        (2) Na operadora GVT, eu já tive problemas de acessar o ftp de fora para dentro, estando na rede em que o ftp está instalado. Explicando melhor, quando estiver na mesma rede local onde está rodando o ftp, use o ip frio do seu servidor, algo como 192.168.0.21, para se conectar a ele; não use o ddns (dyndns ou no-ip)! Mas quando estiver fora, na casa de um amigo ou lanhouse, daí sim use o ddns.

        (3) Vai no seu computador que roda o serviço FTP e configura o adaptador de rede para um IP fixo, como por exemplo 192.168.1.21. Note que este IP do servidor FTP deve ser fixo, para que você possa informá-lo no seu roteador para fazer o redirecionamento. Se não for fixo, pode acontecer eventualmente que o DHCP vai mudar o IP atribuído e a configuração de redirecionamento do seu roteador não vai mais estar apontando para o seu servidor FTP

        Se descobrir a solução para seu problema, favor comentar aqui, para que outros tomem conhecimento, falouuu…

      • Petrus 23 de janeiro de 2012 at 9:42 #

        Olá Taylor, vou tentar refazer tudo. Mas antes vou formatar o PC e reeinstalar o Windows. Não por isso, mas é que já é o segundo problema que eu tenho com este PC em dois dias, um foi com o firefox que não tava acessando o modem mesmo com a senha correta. Então quando começa dar essas besteirinhas é pq o windows está frescando já. Assim que eu resolver o problema, eu posto aqui. Obrigado pela atenção.

      • Petrus 26 de janeiro de 2012 at 4:37 #

        Olá Taylor.

        Formatei o PC, instalei tudo exatamente do jeito que está aí e continua dando erro 425 quando o FTP é tentado acessar externamente…

      • Petrus 26 de janeiro de 2012 at 4:40 #

        Quando acesso via google chrome aparece isso:
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> Connected, sending welcome message…
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220-FileZilla Server version 0.9.40 beta
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220-written by Tim Kosse (Tim.Kosse@gmx.de)
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220 Please visit http://sourceforge.net/projects/filezilla/
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> USER admin
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> 331 Password required for admin
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – (not logged in) (177.40.224.216)> PASS **********
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> 230 Logged on
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> SYST
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> 215 UNIX emulated by FileZilla
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> PWD
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> 257 “/” is current directory.
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> TYPE I
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> 200 Type set to I
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> EPSV
        (000009)26/01/2012 04:37:29 – admin (177.40.224.216)> 229 Entering Extended Passive Mode (|||2101|)
        (000009)26/01/2012 04:37:50 – admin (177.40.224.216)> PASV
        (000009)26/01/2012 04:37:50 – admin (177.40.224.216)> 227 Entering Passive Mode (192,168,1,2,8,53)
        (000009)26/01/2012 04:38:11 – admin (177.40.224.216)> QUIT
        (000009)26/01/2012 04:38:11 – admin (177.40.224.216)> 221 Goodbye
        (000009)26/01/2012 04:38:11 – admin (177.40.224.216)> disconnected.

        Quando acesso via FiliZilla Cliente aparece isso:

        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> Connected, sending welcome message…
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220-FileZilla Server version 0.9.40 beta
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220-written by Tim Kosse (Tim.Kosse@gmx.de)
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> 220 Please visit http://sourceforge.net/projects/filezilla/
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> USER admin
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> 331 Password required for admin
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – (not logged in) (177.40.224.216)> PASS **********
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> 230 Logged on
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> PWD
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> 257 “/” is current directory.
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> TYPE I
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> 200 Type set to I
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> PASV
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> 227 Entering Passive Mode (192,168,1,2,8,53)
        (000011)26/01/2012 04:39:30 – admin (177.40.224.216)> MLSD
        (000011)26/01/2012 04:39:41 – admin (177.40.224.216)> 425 Can’t open data connection.

        Já testei com o avira e o firewall desligado.

      • Petrus 26 de janeiro de 2012 at 5:23 #

        resolvi o problema cara!

        tava faltando só direcionar a porta 2101 para o meu IP interno no modem.
        só tinha direcionado a 2100 como diz no tutorial.

      • Igor 13 de março de 2012 at 15:53 #

        Taylor Lopes, muito obrigado pelo tutorial, deu tudo certo aqui.

        Petrus, sua dica meu salvou.

  30. Levy 31 de outubro de 2011 at 16:52 #

    Taylor,

    Seguinte…fiz todo o tutorial do CesarFTP, porém quando é de fora pra dentro nem sequer acessa ou pede login, fiz pelo DynDNS…coloquei no roteador wireless TP-Link td certinho as portas 21, 2100 e 2101…mas nao adiantou, coloquei as excessoes e regras no firewall do Windows e nada…o sistema eh Windows Server 2008 R2…o que devo fazer, se puder me detalhar do começo pois acho que meu caso pode ser diferente por ser Windows Server 2008 e vai que falta alguma outra configuração…bom, me ajude!

    Abraços

    • Taylor Lopes 31 de outubro de 2011 at 17:47 #

      Opa, puxa, no Windows server eu não sei dizer se tem alguma peculiaridade. Nem tenho esse S.O.. Sei que hoje precisei instalar o FTP numa máquina com Win7 + Operadora GVT e funcionou perfeitamente, não demorou 5 minutos para configurar. Fico devendo essa… falou, abraços!

      • Levy 1 de novembro de 2011 at 23:28 #

        Tipo o Windows 7 é bem igual ao Server 2008, porém muda algumas opçoes claro, mas mesmo assim qlqr detalhe pode fazer a diferença, mas pelo que li em comentários talvez possa ser o modem q tbm trabalha cmo roteador, vou configurar ele, e talvez resolva, o modem da telefonica q tbm eh router…acho q eh a unica tentativa disponivel rs

        abraço!

      • Taylor Lopes 2 de novembro de 2011 at 9:19 #

        Em primeiro, você tem que testar de fora para dentro (internet -> rede local) se as portas do FTP estão abertas. Entre neste site http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/ e informe as portas (2100 e 2101, ou outra que você tenha configurado). Se as portas não estiverem abertas, então é por que seu roteador não está configurado como descrito no artigo (NAT) ou devido a sua rede ter dois roteadores. Neste último caso, você deve colocar o primeiro roteador ligado à Internet em modo bridge (ponte), de modo a repassar o fluxo direto para o segundo roteador. Tenta identificar o problema… falouuu!

      • Levy 3 de novembro de 2011 at 8:12 #

        É a rede tem 2 routers, um TP-LINK Wireless e o modem router da Telefonica…nesse caso como eu deveria proceder, já que nos dois configurei o Virtual Server para liberar as portas 21, 2100 e 2101?

        Falou

  31. Levy 8 de novembro de 2011 at 12:31 #

    Taylor, eu ia te perguntar…o modem ta cm ip 192.168.1.1 e o roteador wireless 192.168.0.1 e so computadores estao nessa msm subrede do roteador sem fio…influencia o modem esta na subrede 192.168.1.x?

    • Taylor Lopes 5 de janeiro de 2012 at 11:09 #

      Oi Levy, não influência… aliás, é assim mesmo que funciona. Por exemplo:

      SINAL DE INTERNET -----> (IP 201.34.148.118) MODEM ADSL (192.168.1.1) -----> (192.168.1.2) ROTEADOR WIRELESS (192.162.0.1) -----> (192.168.0.x) REDE LOCAL

      A função do roteador é justamente interligar duas redes diferentes… porém, recomendo que o ROTEADOR receba um IP válido na Internet (e não um IP frio, como no exemplo). Portanto, para fazer isto, melhor é deixar o MODEM em modo Bridge (ponte), de modo que todo o fluxo entra por ele é é encaminhado direto ao ROTEADOR, que inclusive é quem passa a fazer a autenticação (PPPOE) junto ao seu fornecedor de Internet.

      • Levy 23 de janeiro de 2012 at 10:24 #

        Então, externamente funcionou, mas so pelo Firefox, não consigo acessar o FTP pelo Internet Explorer que é o que interessa, já que os clientes só usam o IE =/…você sabe o que devo fazer para abrir o FTP do Filezilla Server no IE?

      • Taylor Lopes 27 de janeiro de 2012 at 22:22 #

        Desconheço que exista problemas para acessar o FTP pelo IE… aliás, acabei de testar aqui no IE e funciona legal. A chamada deve ser feita usando protocolo ftp:// (e não http://), algo como ftp://192.168.0.21:2100, onde 192.168.0.21 é o IP do seu servidor FTP (filezilla) e 2100 é a porta que você configurou o filezilla para esperar por conexões FTP. Lógico, esse IP do exemplo só funciona na sua rede interna… pra usar pela internet deverá criar o DDNS, conforme dito no artigo.

  32. Fábio Dias 30 de novembro de 2011 at 19:50 #

    Boa tarde, gostaria de agradecer pelo ótimo tutorial, lembrando que ao menos aqui no meu router que é um Dlink dir300, o “bicho” não deixava eu reservar um ip, ex: 192.168.1.140 para ser meu server, deixei o dhcp dar o ip para minha wifi, coloquei o ip que o router me deu nos redirecionamentos dentro do router (port foward) e pronto, resolveu, fiz tudo como diz no manual do amigo, e fora esta encrenca que deu no meu dir300, rolou bonito. obrigado mais uma vez.

    • Taylor Lopes 5 de janeiro de 2012 at 11:29 #

      Oi, deixe o DHCP do roteador configurado para atribuir IP numa faixa específica, como por exemplo de 192.168.1.100 a 192.168.0.200. Daí vai no seu computador que roda o serviço FTP e configura o adaptador de rede para um IP fixo, como por exemplo 192.168.1.21. Note que este IP do servidor FTP deve ser fixo, para que você possa informá-lo no seu roteador para fazer o redirecionamento. Se não for fixo, pode acontecer eventualmente que o DHCP vai mudar o IP atribuído e a configuração de redirecionamento do seu roteador não vai mais estar apontando para o seu servidor FTP. Falouuu…

  33. Leonardo 5 de janeiro de 2012 at 10:48 #

    Ótimo post!!
    Mas essa parte do roteador é realmente necessária?? Precisa ser um roteador para fazer esse acesso por exemplo de outro estado?? Eu só tenho o modem aki em casa e o acesso local está funcionando perfeitamente mas quando tento da casa de amigos não funfa mesmo usando o IP valido da net e o meu IP não muda porque meu PC nunca desliga e muito menos o modem! se pudermos conversar por email é que realmente preciso desse acesso para fins profissionais.
    Desde já agradeço.

  34. Taylor Lopes 5 de janeiro de 2012 at 11:38 #

    Depende… se você tiver só uma máquina, basta ligá-la direto ao seu MODEM ADSL, não precisa de roteador. O importante é você ver se seu computador onde roda o servidor FTP está recebendo IP válido. Você deve fazer a chamada ao FTP usando o IP válido que sua máquina recebeu (ou pelo nome criado em DynDNS ou No-IP), informando o protocolo (ftp e não http) e a porta (21 ou 2100) que você configurou seu servidor FTP para escutar. Daí, entre no navegador e digite ftp://seuUsuario@seuIPValido:suaPortaFTP, exemplo: ftp://admin@189.75.34.242:2100

    Falouuu!

  35. Marcos Reis 27 de janeiro de 2012 at 0:15 #

    erro ao abri esta pasta no servidor ftp certifique-se de que vc tem permisão para acessar a pasta

    detalhes

    200 type set to A

    421 cant t create socket

    Alguem poderia me ajudar qual procedimento tomar por este erro?

    • Taylor Lopes 27 de janeiro de 2012 at 23:06 #

      Configure a tela do filezilla no menu “Passive Mode Settings”, igual está no artigo ( http://taylorlopes.com/wp-content/uploads/2010/10/fz11.png ). As portas 2100 e 2101 devem estar liberadas no firewall. Por fim, veja se não é o antivírus que está bloqueando (desabilite-o provisoriamente para certificar-se). Faça o FTP funcionar localmente (ftp://127.0.0.1:2100), para só depois testar pela Internet usando DDNS e se preocupar em fazer o correto redirecionamento das portas no roteador. Falouuu!

  36. Diego Camargo 27 de janeiro de 2012 at 20:04 #

    Taylor, desculpa insistir nisso cara, é que o seu tutorial é ótimo, e eu tenho certeza que isso aqui:

    “Oi, isso significa que a porta está aberta no seu modem/roteador, mas deve confirmar se o “Virtual Server” (NAT) está direcionado para o IP do computador onde o Filezilla Server está instalado. Tenho visto algumas pessoas com problemas na hora de conectar de fora (Internet) para dentro (rede local), pois sem saber roteiam duas vezes… é que alguns modens também são roteadores, daí, neste caso, precisa configurar o NAT de ambos, ou seja, do modem ADSL (que também é roteador) e do roteador (normalmente wireless).”

    É o que está me complicando, uso um modem Sagemcom F@st Router 1704 (GVT), mas não consegui resolver a segunda parte, será que algum dos seus leitores já mexeu com esse modem e conseguiu resolver o problems?

    • Taylor Lopes 27 de janeiro de 2012 at 22:55 #

      Seguinte, esse comentário é um alerta SÓ PARA QUEM TEM DOIS ROTEADORES. Se não for seu caso, ignore! Normalmente a gente tem um modem ADSL e um roteador wireless; aí tudo bem. O problema ocorre se esse modem ADSL tem também função de roteador. Portanto, para evitar rotear dua vezes, entre no painel de controle, algo como http://192.168.1.1 (admin, gvt12345) e configure o modem para operar em modo bridge (ponte). Mas fique ciente que isto irá desfazer sua conexão com a GVT e provavelmente deixe de funcionar o wireless do modem/roteador (se tiver). A partir daí, o modem irá funcionar simplesmente como “ponte” (e não roteador), repassando o sinal de internet com IP válido para seu roteador. Você terá que procurar informações de como fazer seu roteador ficar responsável em estabelecer a conexão com a GVT, já que o modem não mais fará isto. Por exemplo, no meu Roteador DLink eu configuro a conexão que seria pelo modem em Setup > Internet > Manual Internet Connection Options > Internet Connection Type > My Internet Connection is : PPPoE (Username /Password). No seu caso, não sei dizer. Cuidado para não acabar ficando sem internet…

  37. Petrus Henrique 28 de janeiro de 2012 at 1:27 #

    Olá Taylor,

    consegui fazer tudo certo, como informei em outro post. Mas estou com um problema, quando acesso do meu computador ou de um computador que está na minha rede, com meu IP externo, até mesmo com o no-ip, da tudo certo! Mas quando eu acesso de outro computador o meu computador demora a responder e as vezes o limite de tempo esgota fazendo a conexão cair. Eu tinha feito isso enquanto fazia um download, e atribui ao donwload, mas depois fiz sem e continuou a mesma coisa. Tem alguma idéia do que pode ser?

    • Taylor Lopes 28 de janeiro de 2012 at 8:55 #

      No presente artigo, fiz a configuração do intervalo de portas do modo passivo apenas sendo a 2101 (dados); isso foi proposital, pois facilita a explicação e configuração do roteador (redirecionamento) e do firewall (liberação). No entanto, no caso de múltiplas conexões simultâneas, talvez seja necessário expandir esse intervalo de portas do modo passivo, algo tipo 2101-2301. Claro, você vai ter que redefinir essas portas, além do FTP (Filezilla), também no roteador e firewall.

      Numa conexão passiva, quando o cliente faz a requisição de transferência (FTP), o servidor, que está aguardando (passivo) conexões, é quem diz ao cliente a porta que serão trocados os dados. A cada nova requisição, o servidor conecta o cliente usando a porta imediatamente acima, razão pela qual deve aumentar o intervalo da porta de dados, se pretende permitir conexões simultâneas.

      Talvez seu problema de espera e timeout seja justamente devido a porta de dados 2101 ser única, fazendo com que haja um gargalo em conexões sucessivas, já que a porta fica reservada ao cliente enquanto estiver em uso.

      Portanto, ali no Filezilla onde está o intervalo “Passive Mode Settings” ( http://taylorlopes.com/wp-content/uploads/2010/10/fz11.png ) definido para 2101-2101, altere para algo como 2101-2301. Nesse caso terá um range/intervalo de 200 portas para troca de dados. Mas não esqueça de informar o intervalo também ao roteador e ao firewall!

      • Petrus Henrique 28 de janeiro de 2012 at 23:59 #

        Valeu Taylor, resolveu! Testei de vários lugares e tá pegando certinho. Seu blog é nota 10!

  38. Maciel Lopes 2 de fevereiro de 2012 at 3:05 #

    Parabéns pelo tutorial cara, muito bom, mas infelizmente eu não consegui, talvez eu seja leigo demais.
    Puxo internet Oi/Velox de 2MB da vizinha via cabo RJ-45 para meu PC. Tenho Windows 7 Ultimate 64 Bits, na casa da vizinha tem um modem ZTE ZXDSL Series mandando o sinal para o roteador Encore ENHWI-N3. Já fiz de tudo, liberei o Filezilla Interface e o Filezilla no Firewall, liberei as portas 2100 e 2101 também no Firewall. Tentei redirecionar o meu IP local no modem e no roteador, coloquei o IP do reteador no modem e nada. Nada mesmo cara, me dá uma luz, please!

    • Taylor Lopes 4 de fevereiro de 2012 at 13:52 #

      Maciel, difícil poder ajudar se não tem um erro específico. De fato é preciso ter algum conhecimento em funcionamento de redes/informática para implantar o FTP, principalmente se der algum problema. Dê um lida com calma nos comentários acima, talvez se identifique com algum problema/solução. Faça primeiro o Filezilla funcionar localmente (ftp://127.0.0.1:2100), para só depois testar pela Internet usando DDNS e se preocupar em fazer o correto redirecionamento das portas no roteador.

  39. Rafael 4 de fevereiro de 2012 at 13:18 #

    Amigo, gostei muito desse tutorial seu, mais tenho um problema! Uso um modem 3g da vivo e quando uso o ip interno no filezilla server o ftp abre, mais se eu usar o ip do modem não funciona OBS: abro o site indicado a cada nova conexão com o modem pois sabemos que o ip muda a cada nova conexão 3g. Agradeço se vc puder me ajudar nessa dúvida!

    • Taylor Lopes 4 de fevereiro de 2012 at 13:42 #

      Rafael, eu não cheguei a usar FTP sobre conexão 3G; não sei se existe algum bloqueio por parte da operadora. Independente disto, se seu modem 3G está ligado direto no seu computador/notebook, SEM ROTEADOR, então você deve sempre acessar o servidor FTP (filezilla) com o IP válido da Internet, que pode ser visto em http://meuip.info/. Logicamente este IP muda a cada conexão, razão pela qual é sugerido usar o DDNS DynDNS ou No-IP. Tem um site na Internet que permite você gerenciar seu FTP, só não esqueça de mudar a linguagem para “portuguese” e marcar a opção “modo passivo”: http://www.net2ftp.com/
      Falouuu!

  40. Eduardo 5 de fevereiro de 2012 at 23:36 #

    ajudou muito mesmo, parabéns pela contribuição.
    Uma pergunta, porque usa a porta 2101 em vez da 21?
    É só preferencia?

    • Taylor Lopes 6 de fevereiro de 2012 at 7:04 #

      Oi, o motivo dessa mudança eu expliquei rapidamente no Post acima e também no Post http://taylorlopes.com/?p=1021, mas resumindo é devido a algumas operadoras de ADSL bloquearem a porta padrão de FTP (21). Falouuu, abraços!

  41. Kara Ystúpido 10 de março de 2012 at 17:51 #

    Cara, veja só, eu conseguir acessar localmente sem problemas, via porta 2100. No entanto, de outro computador eu não estou conseguindo acessar nem a opção de pôr nome e senha, via esta porta. Estranho é que, quando eu ponho a porta 21, a opção do nome e senha surgi. Será que, por isso, eu conseguiria acessar via porta 21? Na primeira tentativa, quando pus a senha e nome, não deu certo. Acho que talvez seja mais fácil liberar a porta 21, não? Pelo fato do pop-up de senha e nome ter aparecido para ela… Eu tentei via no-ip, em outro computador de outra rede.

    Me ajuda aí!

    PS.: E acessar o FTP via tunelamento é fácil de fazer? Tem algum perigo nisso?

    • Taylor Lopes 16 de março de 2012 at 19:17 #

      se localmente funciona, de outro computador era pra funcionar… veja se não é o antivírus, reveja as configurações de firewall conforme Post, etc… a porta de dados também precisa estar liberada (2101)… independente da porta, funciona, desde que a chamada seja feita corretamente. No-IP é a última coisa que precisa se preocupar… para acessar de um micro para outro, experimente fazer a chamada pelo IP (ou pelo nome)… precisa ter alguma noção de redes… falouuu!

  42. Gabriel 13 de março de 2012 at 12:48 #

    Boa tarde! Primeiramente obrigado pelo guia.
    Tive um problema que outros já tiveram: não consigo acessar o servidor pelo ip externo. Já tentei de tudo, desativei anti-virus e firewall, reconfigurei tudo e nada. Testando as portas no t1shopper.com constatei que elas não estão liberadas. Nem a 21 nem a 2100 nem a 2101, porém, nas configurações do roteador (d-link 524 – 150 wireless) elas constam como desbloqueadas. Notei que no meu roteador não tem como achar a configuração do SPI, pode ser esse o problema?

    Obrigado e abraços!

    • Taylor Lopes 16 de março de 2012 at 19:25 #

      não parece ser problema de SPI… a porta deveria estar aberta pelo teste… tem que ver se seu roteador fica “de cara” com a internet, ou seja, se ele é quem está ligado diretamente a internet ou se há algum intermediário nessa história… para saber se o roteador está na internet, basta acessar sua configurações pelo navegador e checar no STATUS se ele recebeu um IP válido de Internet… se for uma Internet compartilhada, tipo rádio, ou coisa assim, então vai ser difícil, a não ser que consiga que o roteador principal (ligado a internet) faça o redirecionamento (NAT) para você…

  43. Bruno Mondini 17 de abril de 2012 at 1:40 #

    Amigão, teu tutorial é muito bom, parabéns!
    Assim, eu configurei o FileZilla, liberei as portas e ficou sussa, porém eu só consigo acessar a pasta quando uso pelo host local.
    Quando é tentado acesso remoto, ele pede login e senha e dá timeout. Simplesmente nao entra.

    Aparece isso:

    Detalhes:
    200 Type set to A

    Enfim, não entra remotamente! :\
    Tem ideia do que pode ser?

    Outra pergunta: É possível fazer acesso remoto por host “hostdeexemplo.no-ip.org” em vez de usar o IP??

  44. Bruno Mondini 17 de abril de 2012 at 1:50 #

    Segue o LOG do que acontece agora também acessando pelo navegador no host local. É o mesmo log de quando alguem tenta acessar remotamente.

    Se souber como me ajudar, agradeço desde já. :D

    (000084)17/04/2012 01:47:57 – (not logged in) (127.0.0.1)> 220-FileZilla Server version 0.9.41 beta
    (000084)17/04/2012 01:47:57 – (not logged in) (127.0.0.1)> 220-written by Tim Kosse (Tim.Kosse@gmx.de)
    (000084)17/04/2012 01:47:57 – (not logged in) (127.0.0.1)> 220 Please visit http://sourceforge.net/projects/filezilla/
    (000084)17/04/2012 01:48:03 – (not logged in) (127.0.0.1)> USER convidado
    (000084)17/04/2012 01:48:03 – (not logged in) (127.0.0.1)> 331 Password required for convidado
    (000084)17/04/2012 01:48:09 – (not logged in) (127.0.0.1)> PASS
    (000084)17/04/2012 01:48:09 – convidado (127.0.0.1)> 230 Logged on
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> SYST
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 215 UNIX emulated by FileZilla
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> PWD
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 257 “/” is current directory.
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> TYPE I
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 200 Type set to I
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> EPSV
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 421 Could not create socket.
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> PASV
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 421 Could not create socket.
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> QUIT
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> 221 Goodbye
    (000084)17/04/2012 01:48:17 – convidado (127.0.0.1)> disconnected.

  45. Karlos Bahia 5 de agosto de 2012 at 19:36 #

    Olá Taylor, eu sou Karlos Bahia, Testei de vários lugares e tá pegando certinho.Aprovado, Seu blog é nota 10!

    Um Abraço, Sucessos

  46. john 31 de agosto de 2012 at 18:58 #

    Amigo,
    Eu tenho um modem D-Link, ligado ao reteador Wireless AP-ROUTER
    Eu não achei esta opção NAT
    Entre nas configuração mas nada.

    Ou eu preciso entrar nas configurações do modem D-LINK?

    Outra coisa,
    Com uma internet de 15 MB, a transferência fica legal?

    Tipo, o servidor seria 10 MB, o cliente (que vai enviar vai ter exemplo 1Mb ou 2MB) Funciona bem?

    Abraços…

  47. john 3 de setembro de 2012 at 18:35 #

    Olá,
    Amigo.

    Nossa, passei o final de semana todo nisso e nada.

    Eu tenho um model D-Link ligado a um reteador, não conseguir achar nada no meu roteador referente a opção NAT.

    Então desconectei o cabo que manda para o roetador, e conetei o cabo de rede direito no PC para entrar nas opções do modem, já existe a opção NAT, fiz a configuração não sei se esta certo porque ele e diferente do seu.

    localmente funciona.

    Mas quando tento conectar pelo FileZilla Client :
    Estado: Conectando 201.58.59.125:2100…
    Estado: Tentativa de conexão falhou com “ECONNREFUSED – Connection refused by server”.
    Erro: Não foi possível conectar ao servidor
    Estado: Aguardando para tentar novamente…

  48. Hetore 11 de setembro de 2012 at 22:42 #

    AContece esse erro comigo no cesarftp:

    Erro ao abrir esta pasta no servidor FTP. Certifique-se de que você tem permissão para acessar a pasta.

    Detalhes:
    200 Type Successfully set
    227 Entering Passiv Mode (ip)

    configurei na porta 21 e passivo 2048-2148 no cesarftp mas dá este erro aí.

  49. Marcelo Pozati 25 de setembro de 2012 at 1:28 #

    Cara , muito bom o tutorial de como criar o servidor FTP com o filezilla. Explica passo a passo , bem fácil mesmo. Funcionou direitinho. Muito Obrigado

  50. Pablo B. Boldrini 27 de janeiro de 2013 at 2:57 #

    Ola.

    Conforme meu ultimo comentario (http://taylorlopes.com/?p=1381&cpage=1#comment-16173) gracas a suas dicas, consegui fazer o FTP funcionar, tanto local (127.0.0.1) , na rede (192.168.0.3), quanto ip externo (ex: 188.155.22.245).

    O problema esta no No-iP, pois ao acessar o “dominio”que criei (ex: pabloftp.no-ip.org), ele da erro “GET / HTTP/1.1 ….500 Syntax error, command unrecognized.” oque pude entender, ele esta tentando acessar como “HTTP:// ” e nao como ” FTP:// “. Estou pensando em usar o dynDns para ver se resolve.

    Obs: Marquei a opcao “Use the following IP:” (em “passive mode settings” em “Options) e coloquei o No-iP , mas por causa do erro, nao funcionou.

    Obrigado

    • Taylor Lopes 27 de janeiro de 2013 at 9:47 #

      Oi Pablo, então, você deixou explicito a chamada com ftp:// (e não http://)? Se estiver tentando acessar de dentro da sua rede local, use IP local do servidor FTP, se for de fora da sua rede local, daí use o domínio do No-IP ou DynDNS, pois já vi esse estranho problema acontecer. Certifique-se de que o No-IP realmente está sendo atualizado com um novo IP, em caso de mudanças; Lá no site do No-IP tem um aplicativo que você pode instalar no servidor para ficar avisando ao No-IP toda vez que o endereço mudar… falou!

      • Pablo B. Boldrini 27 de janeiro de 2013 at 20:09 #

        Então, o FTP esta funcionando, no momento estou conectado pelo Android usando o plano de internet Tim Infinity. Consigo acessar o servidor pelo ip dinamico, consegui transferir arquivos (mas a velocidade eh lenta visto que uso 2G ).

        O problema esta realmente no no-ip, no log do filezilla obtenho a seguintes informações quando tento acessar pelo hostname configurado.

        ” GET / HTTP/1.1
        500 Syntax error, command unrecognized
        ….. ….
        Referer: http://pabloboldrini.myftp.org/
        500 Syntax error, command unrecognized”
        Obs: estou acessando do navegador Chrome no Android.

        Ele consegue conectar no servidor, mas esta solicitando como HTTP, e infelizmente, não consigo encontrar no site como configurar para ele solicitar como FTP.

        Alguma Solucao?

        OBs: Criei cadastro no DynDNS, mas apos “virar o site de ponta cabeca”, descobri que ele nao fornece mais acesso gratis.

  51. Alan Pereira 31 de janeiro de 2013 at 22:29 #

    Ufa, deu certo! Segui o tutorial completo, mas não estava conseguindo conexão via Internet, aí segui as dicas e coloquei o modem em bridge, passando a autenticação PPPoE pro roteador. Funcionou na hora!

  52. Luis Felipe Figueiredo 26 de fevereiro de 2013 at 14:16 #

    Olá, gostaria de saber se esse procedimento funcionaria também para um HD externo conectado a um roteador (o da TP-Link TL-WR1043ND tem a função de file server, por exemplo).

    Isso é possível fazer com o Seagate GoFlex Net Media Sharing Device (STAK100) e um HD externo alocado a ele, mas não consigo achar esse STAK100 para vender no Brasil (só achei um site que trazia mas custando 5x mais caro, o que não rola).

    • Taylor Lopes 28 de fevereiro de 2013 at 20:59 #

      Olá, só com o roteador não vejo como, já que não dá pra instalar o Filezilla.

  53. Marcos 19 de março de 2013 at 22:11 #

    Olá amigo, não consegui a conexão externa, tem alguma solução?

    • Taylor Lopes 29 de março de 2013 at 21:56 #

      Marcos, dê uma olhada nos comentários dos colegas e respostas, talvez ajude. Ou seja mais específico no problema para entendermos melhor… Falou!

  54. Rodrigo Cury 4 de junho de 2013 at 23:25 #

    Taylor, parabéns pelo post e pela paciência demonstrada até agora; também achei este o melhor tutorial para configurar o filezilla na net. Apenas uma ressalva: o programa que se tem que habilitar no firewall do windows é o filezilla server, e não o filezilla server interface, certo?

    Vou ficar de olho no seu blog para ver se aprendo mais.

    Att.

    • Taylor Lopes 5 de junho de 2013 at 0:32 #

      Obrigado, Rodrigo. Cara, em 2010 quando fiz o Post o rótulo era mesmo filezilla server interface. Não sei hoje se isso mudou… falou!

  55. RAFAEL ALVES FARIAS 22 de junho de 2013 at 11:12 #

    amigo fiz tudo certo mais quando acesso de outro lugar da um erro pedido pra acessar em modo passivo e me mostra meu ip seguido de 8,53

    • Taylor Lopes 23 de junho de 2013 at 0:08 #

      Oi Rafael, sugiro você dar uma lida nos comentários. É preciso identificar a causa do problema, se não fica difícil ajudar; veja que filezilla tem um LOG em que você pode checar os possíveis problemas registrados. Dá uma olhada no comentário que fiz “Taylor Lopes 8 de março de 2011 at 9:33″. Veja também um colega que tinha um problema e fez funcionar apenas selecionando a opção “Use the following IP em Passive mode setings”. Enfim, faça funcionar localmente para só depois tentar de fora pra dentro (internet). Em todo caso, leia os comentários, tem bastante dicas. Boa sorte!

      • RAFAEL ALVES FARIAS 24 de junho de 2013 at 17:56 #

        caro amigo fiz tudo certinho acesso meu hd de outra internet mais apenas pelo file zilla cliente fica show de bola mais quando tendo pelo explore me informa o seguinte erro.

        erro ao abrir esta pasta no servidor ftp. certifique-se de que você tem permissão para acessar a pasta.

        detalhes;
        200 type set to A
        227 entering passive mode 192,168,0,2,8,53

  56. Henrique 5 de setembro de 2013 at 12:56 #

    Mto o brigado cara de tudo q procurei na internet o seu fora o mais belo explicado e que consegui fazer corretamente sem erros, aqui em relação a portas foi mto simples pois meu roteador/modem e wifi eh um único aparelho o da vivo ele ja faz tudo tem ja a opções pre carregadas para portas como play3, xbox, entre outras eh tudo meio q automático eu como faço mto trabalho externo fora da minha casa em clientes e tals as vezes preciso de um arquivo q esta em meu Hd agora isso acabou tenho 8mg reais de internet agora vlw 400$ de internet faço downloads rapidos e n preciso mais levar tanta coisa no hd externo mto obrigado e parabens por dividir esse conhecimento conosco!

    Que tudo de certo em sua vida pois pessoas assim vao longe parabens
    !!!
    e mais uma vez obrigado!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Torne seu HD disponível na Internet via FTP « Taylor Lopes :: Blog Pessoal :: Informática - 12 de outubro de 2010

    […] Observação (1) Caso você seja totalmente leigo no assunto, talvez este Post não seja adequado para sua leitura. (2) Veja também o Post “HD via FTP com Filezilla Server e Windows 7“. […]

Deixe uma resposta

Conecte com Facebook